quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Monumentos de Brasília ficam iluminados de rosa contra o câncer de mama

A campanha começou nos Estados Unidos e hoje o mundo todo participa. No Brasil, a campanha ganhou força somente em 2002

A campanha Outubro Rosa - de prevenção ao câncer de mama - deixou os principais monumentos de Brasília ficaram iluminados de rosa nesta terça-feira (1º/10)

O início da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para o câncer de mama, deixou os principais símbolos de Brasília iluminados de rosa nesta terça-feira (1º/10). Monumentos como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional foram alguns dos escolhidos para representar a ação. 

Trata-se de uma iniciativa mundial, que começou nos Estados Unidos, em 1985, com a Associação da Sociedade Americana de Câncer e uma empresa farmacêutica. Naquele ano, Evelyn Lauder, vice-presidente de uma empresa de beleza, salvou-se do câncer de mama graças a um diagnóstico precoce. Evelyn estabeleceu o
laço cor-de-rosa como símbolo da luta pelo exame de mamografia. O Outubro Rosa ganhou força no início da década de 1990 e hoje a cor virou um símbolo da luta contra a doença. 

No Brasil, a campanha ganhou expressão somente em 2002, quando um grupo de voluntárias iluminaram o obelisco do Parque do Ibirapuera. Desde então, ícones de paisagens como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal passaram a aderir à campanha. 

Mutirão de mamografia em Taguatinga
Nesta terça-feira (1º/10), a Secretaria de Saúde informou que durante todo o mês de outubro pacientes atendidas nos centros de saúde de Taguatinga que precisarem fazer exame de mama serão encaminhadas diretamente à Ginecologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Segundo a secretaria, devido ao Outubro Rosa, o hospital abrirá a agenda de mastologia uma vez por semana durante todo o mês (nos dias 7, 23, 28 e 30), com 60 vagas ao todo. Para ser atendida neste dias, a paciente deverá ter passado por uma consulta em uma unidade básica de saúde de Taguatinga e ser encaminhada pelo médico, ou ter apresentado algum sintoma de câncer de mama. 

Sintomas da doença:



·                          Nódulos ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária;
·                          Alteração no tamanho ou na forma da mama;
·                          Alteração no aspecto da mama, aréola ou mamilo;
·                          Secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;
·                          Sensações como calor, inchaço, rubor, escamação;
·                          Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele adquire um aspecto de casca de laranja);

·                          Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.