quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Eleições 2014: Campeões de votos acertam filiações

.
Nem bem chegamos ao final de 2013, e as articulações políticas já estão a todo vapor. O foco de todas as conversas é a sucessão ao Palácio do Buriti.
Os principais protagonistas da próxima campanha eleitoral já começaram a se movimentar para as eleições do ano que vem. Pelo menos sete nomes já aparecem como candidatos certos de seus partidos para concorrerem ao pretensioso cargo.
Para intensificar a aproximação com um número cada vez maior do eleitorado, o governador Agnelo Queiroz (PT), já deu como certo que irá concorrer
à reeleição. Na última quarta-feira (25) em um almoço em Águas Claras, Agnelo selou a reaproximação entre ele e o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB).
.


Ao que tudo indica, Agnelo Queiroz terá um “árduo trabalho” para poder se reelege. Principalmente após o interesse de Joaquim Roriz em voltar ao cenário político. Na última quinta-feira (26) o ex-governador foi aceito no partido do senador cassado Luiz Estevão, o PRTB. Confiante em sua herança política, Roriz afirmou que quer voltar ao Buriti, onde já esteve por quatro vezes. Caso a candidatura dele seja barrada pela Lei da Ficha Limpa, será substituída pela filha Liliane Roriz.
.
Outro nome de peso, e que já vem se articulando para corrida ao Buriti, é do ex-governador José Roberto Arruda, segundo interlocutores, Arruda deve se filiar ao PR até o dia 5 de outubro, data limite para quem deseja se candidatar em 2014. Há também a possibilidade de que concorra uma vaga de deputado federal ou distrital.
.


Uma das líderes da oposição na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a deputada Eliana Pedrosa (PPS), já confirmou sua pré-candidatura ao governo. Distrital em seu terceiro mandato, há duas semanas, deixou o PSD e rumou ao PPS, para poder concorrer uma vaga ao governo.
.
Ninho tucano: Já a ida do deputado federal Luiz Pitimam ex-PMDB para o PSDB na última semana foi mais uma jogada do diretório da sigla, poderá apresentar o nome de Pitimam para também concorrer ao cargo de governador. Ele disputará a indicação do partido com Maria de Lurdes Abadia e Izalci Lucas.
.

O Senador Rodrigo Rollemberg (PSB) já afirmou que será o candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal. O partido está empenhado lançar o maior número de candidato ao governo em cada estado.
.

Motivado por sua vontade de derrotar Agnelo Queiroz, Toninho (PSOL) ainda é um forte pré-candidato ao governo do DF. O PSOL deve confirmar o nome do líder político para a disputa pelo o Buriti e o de Maninha para uma vaga na Câmara Legislativa.
.

O PMDB irá novamente abrir mão de uma candidatura ao buriti, para apoiar Agnelo Queiroz que tem como vice- governador Tadeu Filippelli.

Por Jean Marcio Soares


Fonte: Guardian Noticias