quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Começa terceira fase de vacinação contra HPV para alunas entre 11 e 13 anos

A meta é imunizar mais de 60 mil estudantes até 1º/11

Mais de 50 mil estudantes da rede pública e particular de ensino participaram das primeiras etapas da imunização

A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira (1º/10) a terceira etapa de vacinação contra o Papiloma Vírus (HPV) para meninas entre 11 e 13 anos de escolas públicas e particulares. A vacina protege principalmente contra o câncer de colo de útero. A doença foi causa da morte de 90 mulheres no Distrito Federal no ano passado. ...

A campanha de vacinação teve início no Dia da Mulher (8/3) e pretende imunizar mais de
60 mil estudantes até 1º/11. As primeiras etapas imunizaram 58.582 meninas.

Profissionais da área de Educação foram capacitados para orientar as famílias das estudantes sobre a importância da ação. A gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto, alerta os pais para que não percam a data da terceira dose para garantir a efetividade da vacina.

A subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho, avalia que o custo benefício será muito grande, pois evitará 70% dos casos de câncer de colo de útero e trará economia para o sistema de Saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de 100 tipos diferentes de HPV. Para evitar o surgimento do câncer de colo de útero é importante que as mulheres façam exames preventivos. Quando alterações que antecedem ao câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.



Fonte: Portal R7 - 01/10/2013