segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alunas são impedidas de assistir aula no DF por causa de "short curto"

Diretor da escola alegou que as roupas são "curtas demais e muito extravagantes".

As duas irmãs foram impedidas de entrar na escola porque o diretor achou os shorts delas "curtos demais e muito extravagantes" | Reprodução / TV Record Brasília

Duas alunas foram impedidas de assistir aula no Centro de Ensino Fundamental 02 de Ceilândia (DF) porque estavam usando shorts. Para o diretor da escola, as roupas são "curtas demais e muito extravagantes".

As jovens estudam no local há dois anos e esta foi a primeira vez que foram barradas. Sem querer mostrar o rosto, a garota de 12 anos disse que foi proibida de entrar no colégio, junto com a irmã mais nova, mas acredita que a atitude foi injusta.

— Ele barrou a gente e mandou ligar para a minha mãe trazer calça, se não íamos ficar de fora. Está errado isso, porque outras alunas usam roupas até mais curtas e entram normalmente. 

O pai das jovens, Wilson de Abreu Castro, decidiu tirar fotos de outras estudantes e até mesmo das professoras que usam shorts e mesmo
roupas bem mais curtas para fazer a denúncia na regional de ensino. ...

— Se os professores podem, porque elas não podem? Se outras alunas podem, porque elas não? Qual a diferença? Tem que valer para todos.

Segundo Castro, o único item obrigatório do uniforme é a camisa da escola. Ele disse que chegou a questionar a direção sobre a medida, mas não teve uma resposta muito clara.

— O diretor disse que era um problema interno e que ele iria resolver. 

Para saber quais são os critérios e normas, a reportagem da TV Record Brasília procurou o diretor da escola, que, sem mostrar o rosto, esclareceu que esta é uma medida para proteger as alunas.

— Roupas curtas e extravagantes demais chamam a atenção e nós estamos em um meio onde quanto mais proteção tiver, melhor. 

Ao ser questionado sobre o motivo de outras alunas e até mesmo professoras poderem ter acesso às salas de aula usando o mesmo estilo de roupa, o diretor não soube explicar, mas garantiu que vai continuar cobrando ajuda dos pais das alunas.

— Professor é um adulto e não precisa de proteção. Por mais que seja exemplo, usam roupas perfeitamente admissíveis para um educador. Agora os pais vão continuar sendo orientados e trazerem as filhas bem vestidas, ou seja, com roupas que serão vistas com bons olhos em qualquer lugar público. 

Apesar disso, o pai das estudantes disse que, se for para cobrar de um, tem que cobrar de todos.

— Se a regra é única e vale para todos, então todos devem ser impedidos de usar este tipo de roupa.


Fonte: R7 - 07/10/2013