quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Eleições: Pesquisa Vox Populi aponta Marina Silva como a grande favorita no Distrito Federal

.

Uma pesquisa realizada em Brasília pelo Instituto Vox Populi no mês de setembro, para as eleições presidenciais, mostrou que Marina Silva (PSB), segue líder nas intenções de voto na Capital Federal e mantém a possibilidade de vencer o 2º turno para o pleito de 2014. Segundo o levantamento, em um eventual embate, Marina venceria qualquer um dos cinco principais postulantes ao cargo: os tucanos Aécio Neves e José Serra, Dilma Roussef, Eduardo Campos, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (sem partido).

O instituto começou fazendo uma simulação da
intenção de voto com uma pesquisa espontânea com a seguinte pergunta: “Se a eleição para presidente da republica fosse hoje, em quem você votaria?”.
Das mil pessoas entrevistadas, 11% votariam na atual presidente Dilma Rousseff (PT), o tucano Aécio Neves ficou com 8% das intenções de votos, Marina Silva (PSB) obteve 7%, José serra (PPS), 2%. Por outro lado, Joaquim Barbosa (Sem partido) empataria com Eduardo Campos (PSB), ambos com 2 %%. A pesquisa procurou diversificar ao máximo o número de eleitores. No Cruzamento por sexo e idade, no total foram entrevistados 481 homens e 519 mulheres.

Na intenção de voto estimulado, a pesquisa apresenta quatro cenários. E Marina Silva liderando todos eles. 
No primeiro, em que aparece o nome de quatros presidenciáveis, a ex-seringueira obtém 30% das intenções de votos. Em segundo lugar, vem a atual presidente Dilma Rousseff, com 21%, em terceiro, o tucano Aécio Neves, que detém 20% das intenções de votos. Na pesquisa, Eduardo Campos ficou em último lugar alcançando 15% das intenções de votos.

No segundo turno, Marina Silva teria margens folgadas de vitória sobre Dilma, com José Serra ficando em terceiro lugar. Campos teria o pior desempenho, com 6%%. Nos quatro cenários, a quantidade de eleitores indecisos varia entre 7% e 10%.
Em um segundo cenário, com a mesma pergunta, ficou com da seguinte Maneira;
  
Marina Silva (PSB)
33%
Dilma Rousseff (PT)
20%
José Serra (PPS)
15%
Eduardo Campos (PSB)
6%
Ninguém/Branco/Nulo
17%
NS/NR
9%
Total
100%
Base
1. 000

Em um terceiro cenário, mostra que mesmo Marina Silva tendo uma perda percentual de eleitores, mesmo assim, ela consegue superar Dilma Rousseff.

Marina Silva (PSB)
29%
Dilma Rousseff (PT)
20%
Aécio Neves (PSDB)
24%
Joaquim Barbosa (Sem Partido)
9%
Eduardo Campos (PSB)
4%
Ninguém/Branco/ Nulo
13%
NS/NR
7%
Base
1. 000

A pesquisa Vox Populi entrevistou 1000 mil eleitores nas principais cidades do DF no mês de Setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.


Por Jean Marcio Soares 


Fonte: Guardian Noticias