quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SSPGO criará 17 núcleos de Análise Criminal

A Secretaria da Segurança Pública de Goiás implementará 17 núcleos de Análise Criminal no Estado. O objetivo é aperfeiçoar a coleta e interpretação dos dados criminais em todo o território goiano (foto: reprodução)
A Secretaria da Segurança Pública de Goiás implementará 17 núcleos de Análise Criminal no Estado. O objetivo é aperfeiçoar a coleta e interpretação dos dados criminais em todo o território goiano. O investimento total, em equipamentos e treinamento, está estimado em R$ 560 mil e será feito por meio de convênio já firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Nesta última terça-feira, 15, foi iniciado o treinamento de parte dos profissionais que atuarão na área.

O primeiro Curso de Análise Criminal da SSPGO foi aberto na Fundação Tiradentes e terá duração de 200 horas aula. No total, 120 profissionais serão qualificados para a interpretação das estatísticas. Desses, 100 são ligados à SSPGO e 20 são de instituições parceiras, como a Polícia Federal, Secretaria de Administração do Sistema
Penitenciário e de Justiça, Instituto Mauro Borges, Associação de Magistrados de Goiás, Secretaria Municipal de Trânsito, entre outras.

Na abertura da aula inaugural, o secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, disse que o curso visa aprimorar o planejamento das ações da pasta. Segundo ele, a qualificação permitirá que as polícias atuem de forma mais eficiente e menos empírica.

De acordo com Mesquita, algumas medidas adotadas pela SSPGO já refletem esse novo modelo de gestão. Ele citou como exemplo a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública e o geoprocessamento das ocorrências criminais, entre outras. O modelo adapta para Goiás ações existentes em outros Estados, como Pernambuco.

Tanto que o palestrante da aula inaugural do Curso de Análise Criminal foi o gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco, o sociólogo Gerard Sauret. Ao avaliar que o estudo de Análise Criminal ainda é incipiente na América Latina, Sauret destacou a importância da iniciativa da SSPGO. Segundo ele, a Análise Criminal possibilita a melhor compreensão do fenômeno da criminalidade e, consequentemente, a melhoria no planejamento de combate a ela.

Coordenador do curso, o gerente de Análise de Informação da SSGP, o capitão Geyson Borba afirma que o treinamento objetivo a construção “do raciocínio científico no fazer segurança”. Também participaram da aula inaugural do Curso de Análise Criminal o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, o subcomandante da PM, coronel Juaraí Alves, e várias outras autoridades civis e militares.

Fonte: portal marconiperillo.com.br