terça-feira, 15 de outubro de 2013

Está dada a largada pela disputa ao Palácio do Buriti

foto: divulgação
Com o fim do prazo para o troca-troca partidário no último dia, 5 de outubro, o eleitor ficou conhecendo, a principio, os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal. Na esfera, pelo menos cinco nomes já deram como certo a corrida ao Buritti. Nesse sentido, Agnelo Queiroz (PT) atual governador do DF, buscou medidas desesperadoras, para tentar reeleger-se, tendo que se alinhar com o vice-governador Tadeu Fillippelli, o que acabou causando estranheza para os mais críticos, levando em consideração, que Fillippelli nunca escondeu para ninguém, o seu desejo de concorrer ao planalto.

Estranheza mesmo aconteceu, quando a grande imprensa divulgou o nome dos políticos que já estão se articulando para disputar ao cargo majoritário.

Os nomes dos ex-governadores, José Roberto Arruda e
Joaquim Roriz, causaram espanto, pelo seguinte motivo: tanto um, como o outro, são réus condenados do Tribunal Superior Eleitoral.

Arruda

A informação de que José Roberto Arruda irá disputar o governo do DF, pegou o publico de surpresa. Principalmente pelas as circunstâncias que o ex-governador deixou o cargo à época. Arruda foi o único governador preso na história tendo mandato. Ele foi detido acusado por obstrução à Justiça. Investigado pela Operação Caixa de Pandora, ele é apontado como mentor e beneficiário do “mensalão do DEM”, esquema de corrupção que envolve secretários de estado, assessores, deputados distritais do Distrito Federal e empresas com gordos contratos com a administração local.

Na data em que completou 39 dias na cadeia, o ex-governador José Roberto Arruda, por meio indireto, renunciou ao mandato, após, encaminhar uma carta ao Tribunal Regional Eleitoral.

Roriz

Já o ex- governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, é dono de uma herança política, segundo sua família, de 35% dos votos do eleitorado do Distrito Federal, o que representa um patrimônio eleitoral em torno de 650 mil votos. Na última semana, Roriz foi derrotado em mais uma ação. Desta vez, o Tribunal de Justiça condenou o ex-governador e dois integrantes do GDF por improbidade administrativa.

De acordo com a sentença, Roriz, o ex-secretário de Comunicação, Weligton Luiz Moraes e o ex-consultor jurídico do DF, Paulo César Ávila e Silva, foram responsáveis pelo encerramento de 50 contratos de publicidade que estavam vigentes desde a gestão anterior à de Roriz.

Em 2007, o então senador Joaquim Roriz, renunciou ao mandato parlamentar para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado.

Para poder lançar-se pré-candidato ao governo, Roriz negociou com o PSD, do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, foi rejeitado pelo DEM e filiou-se ao PRTB. O partido é comandado regionalmente pelo empresário Luiz Estevão, aliado histórico do ex-governador.

Roriz recebeu carta branca de Estevão para entrar na legenda e se candidatar ao Governo do DF.

Mudança no cenário

O cenário para as eleições de 2014 ao cargo de governador poderá tomar uma proporção, nunca vista antes. Isso porque, além dos dois ex-governadores que já estão na disputa para concorreram ao cargo, dois nomes fortes, Rodrigo Rollemberg, e José Antônio Reguffe, promete deixar a “corrida” ao Buritti, ainda mais instigante. Podendo assim, fazer com que as eleições de 2014, se tornem um dos pleitos com a maior divisão do eleitorado do DF.

Reguffe

José Antônio Reguffe é o deputado federal proporcionalmente mais votado do país há quatro anos. Já admitiu que será candidato ao governo do Distrito Federal em 2014 pelo PDT.

Foi a defesa da honestidade na política, a bandeira que levou Reguffe a se eleger uma vez deputado distrital e em seguida federal. Sempre com o apoio do senador Cristovam Buarque (PDT).

Tanto na Câmara Legislativa quanto na Câmara dos Deputados, a primeira coisa que fez foi reduzir drasticamente os gastos do seu gabinete.

Apresentou projetos para resgatar a ética na política que jamais foram aprovados por seus pares.

Tentará derrotar Agnelo Queiroz (PT), atual governador, que tem um dos mais baixos índices de aprovação do país - algo em torno de 15%.

Agnelo ofereceu a Reguffe a vaga de senador em sua chapa - em vão.

Rollemberg

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB), também já deixou claro que é candidato do seu partido ao governo do DF. Assim como a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), que no mês passado, mudou de sigla para poder concorrer ao cargo majoritário.


Por Jean Marcio Soares


Fonte: Guardian Noticias