terça-feira, 15 de outubro de 2013

Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB)

Plano diretor volta à pauta após 7 meses de geladeira.

Em pauta desde 2009, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que define para onde a cidade pode crescer, deverá ser votado em dezembro.

Sete meses depois de ser retirado da pauta da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo GDF e enviado à Casa em regime de urgência em setembro deste ano, o projeto contará com três audiências públicas para debater os pontos mais polêmicos. Os encontros
serão realizados entre parlamentares, representantes da sociedade e do GDF nos dias 6, 14 e 18 de novembro. ...

O GDF pediu aos distritais que não apresentem emendas ao projeto para evitar riscos de questionamentos jurídicos. Porém, alguns distritais da oposição pretendem alterar a proposta.

O texto do PPCUB prevê, entre outros itens, construções de atividades culturais no canteiro central do Eixo Monumental na altura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães até a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). O projeto prevê ainda que hotéis de três andares possam ter até 10 pavimentos. Já no Setor de Garagens Oficiais (SGO), ao lado do Buriti, poderão ser erguidos prédios de escritórios de até três andares, exceto para moradias.

A arquiteta do Movimento Urbanistas por Brasilia Leiliane Rebouças faz um alerta: "O PPCUB atende apenas interesses imobiliários e fere os parâmetros que deram à cidade o título de patrimônio cultural da humanidade concedido pela Unesco".

A construção de hotéis na 904 Norte está fora do texto final. e deverá ser analisado em 2014.
 
Fonte: Jornal Destak - Brasília - 15/10/2013