quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Filiações partidárias ocorrem em ritmo acelerado antes das eleições

A quatro dias do fim do prazo para escolha de uma legenda a tempo de concorrer em 2014, irmãos Gomes seguem para o novato Pros e o filho do ex-vice-presidente José Alencar entra no PMDB, com o aval de Lula
Lula cumprimenta Josué Gomes, na residência oficial de
Michel Temer: homenagem a Alencar
Na contagem regressiva para o fim do prazo de filiações a tempo de concorrer nas eleições de 2014, todas as legendas correram ontem para reforçar o quadro político. O PMDB montou um evento no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer — com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — para filiar o empresário Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar. Em Fortaleza, os irmãos Cid e Ciro Gomes deixaram oficialmente o PSB e se filiaram ao Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Na Câmara, já ocorreram 16 trocas de legenda em apenas uma
semana. O Solidariedade conta com sete deputados e o Pros tem um.
Lula e Temer comemoraram intensamente a filiação de Josué Gomes ao PMDB. Ele está cotado para ser candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa do petista Fernando Pimentel ou, então, disputar uma cadeira no Senado. “Eu falei para ele: Josué, você deve ir para o PMDB porque é uma homenagem que você faz ao seu pai”, disse Lula, durante a cerimônia no Jaburu. “Como ele é um homem de sucesso na vida profissional, eu acho que ele tem condições de fazer uma grande carreira na política.”


O ex-presidente lembrou que Josué é jovem e aprendeu com o pai que as mudanças devem ser feitas pelo caminho da política. “Se você tiver a lealdade e o caráter do seu pai, terá um grande futuro”, afirmou Lula, acrescentando que, apesar de não estar filiando Josué ao PT, estava feliz porque ele seguiu para um partido aliado, que tem o vice-presidente Michel Temer e faz parte da coalizão da presidente Dilma Rousseff.

Temer pediu uma salva de palmas para o novo correligionário e disse que ele chega para “enriquecer o PMDB”. Já na Câmara, Josué afirmou que, ao decidir entrar na política, não poderia escolher outro partido. “Foi no PMDB que meu pai iniciou a vida política. Sei da grandeza do partido e da sua tradição na luta pela democracia brasileira”, elogiou o empresário. Dirigindo-se ao presidente estadual do PMDB, o deputado Saraiva Felipe (MG), afirmou: “Estarei sob o seu comando, para ser mais um militante a defender o projeto que meu pai e meu partido ajudaram a construir: desenvolvimento econômico com justiça social”.

Fonte: Correio Braziliense