quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Helicóptero sofre pane e obriga Dilma a se deslocar de carro

Presidente chegou a embarcar, mas aeronave não saiu do solo. Ela foi de carro para a Base Aérea, onde tomou avião para Natal (RN).



Helicoptero modelo Super Puma H-34, igual ao
utilizado pela presidente Dilma Rousseff (Foto:
Agência Força Aérea)
O helicóptero Super Puma H-34, da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizado pela presidente Dilma Rousseff, sofreu uma pane nesta quarta-feira (2), ainda em solo, obrigando a presidente a desembarcar da aeronave e seguir de carro do Palácio da Alvorada até a Base Aérea de Brasília, de onde decolou em um avião para Natal (RN).

Segundo informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o helicóptero “apresentou um problema no motor de partida durante o acionamento de um dos motores”.
A aeronave, ainda de acordo com a Aeronáutica, “não chegou a decolar e
não houve qualquer risco à segurança dos ocupantes do H-34”.
É hábito da presidente, antes de viagens, seguir de helicóptero da residência oficial do Palácio da Alvorada, ou do Palácio do Planalto, onde fica o gabinete de trabalho, rumo à Base Aérea, trajeto de aproximadamente 17 quilômetros.

Nesta quarta-feira (2), ela embarcou por volta das 8h40 para Natal e, em seguida, foi a Ceará-Mirim para inaugurar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e participar da formatura de alunos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O helicóptero passou “pela devida manutenção”, de acordo com o centro de comunicação, e já se encontra em operação na Base Aérea de Brasília. A assessoria não informou se o helicóptero será utilizado para transportar nesta quarta-feira a presidente, que tinha chegada a Brasília prevista para as 17h40.

A assessoria do Palácio do Planalto não informou quem acompanhava a presidente no momento do embarque.

No último dia 26 um helicóptero – do mesmo modelo H-34 – que também transporta a presidente apresentou problema na bateria que auxilia a partida dos motores, segundo informou a Aeronáutica, e não pôde decolar. Não há confirmação de que a aeronave que sofreu pane nesta quarta-feira seja a mesma da semana passada.



Fonte: G1