terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seops apreende 493 faixas de publicidade irregular

Uma operação de combate à poluição visual realizada hoje (14) pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) teve como saldo a apreensão de 493 faixas de publicidade irregulares.

Elas estavam expostas ao longo das principais vias de Brasília, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. ...

“É uma fiscalização que realizamos semanalmente com o objetivo de retirar das ruas as publicidades não autorizadas pelo Estado e que acabam por poluir visualmente as cidades”, explica o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.

Na Asa Norte, os agentes da Secretaria passaram pela
Epia e pelas quadras 700 e 900, onde recolheram 87 faixas.

Outra equipe apreendeu 86 na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), 63 no balão do Recanto das Emas e 38 no Riacho Fundo II.

A ação resultou também no recolhimento de faixas em Águas Claras (65), Vicente Pires (82), Taguatinga (40) e Ceilândia (32).

Os materiais publicitários que não apresentarem provas de empresas ou entidades responsáveis pela exposição irregular serão doados a uma cooperativa de reciclagem na Estrutural, que os reutiliza para a produção de móveis sustentáveis.

Se os autores da publicidade ilegal forem identificados poderão ser multados pela Agência de Fiscalização (Agefis) em valores entre R$ 460 e R$ 1,2 mil.

LEGISLAÇÃO

A afixação de publicidade e propaganda em área pública depende de autorização, que pode ser obtida na administração regional da cidade onde se pretende instalar o objeto.

O órgão poderá emitir licença de até sete dias, se houver previsão dessa autorização no Plano Diretor de Publicidade local.



Fonte: Seops-Portal Clica Brasilia - 15/10/2013