segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Totens de emprego estão desativados

Máquinas de cadastrar currículos instaladas na Rodoviária do Plano Piloto estão desligadas há pelo menos 15 dias.


Os quatro totens da Agência Virtual do Trabalhador que foram instalados na Rodoviária do Plano Piloto em maio estão desativados. As máquinas são utilizadas para cadastrar currículos e consultar vagas de trabalho disponíveis.

De acordo com o diretor de informática da Secretaria de Trabalho do DF, Henrique Nixon, os totens estão desligados há 15 dias porque estão sem contrato de manutenção e suporte. Além disso, os dois funcionários que auxiliavam os usuários no atendimento foram demitidos. Mas Nixon diz que outros trabalhadores devem ser contratados nos próximos dias para substituí-los. "A cada cadastro inserido, surge um problema nas máquinas e é necessário ter uma equipe de profissionais de tecnologia para fazer os ajustes. A licitação para a contratação desses funcionários e para a ampliação da
capacidade do sistema já está sendo feita pelo governo federal, mas falta ser concluída. A previsão é que os totens já estejam novamente em funcionamento em janeiro de 2014", detalha. ...

Cerca de 23 mil pessoas cadastraram o currículo pela Agência Virtual do Trabalhador desde que ela foi criada. O número representa 71% do total de 32 mil currículos cadastrados no sistema como um todo, incluindo as Agências do Trabalhador físicas. Mas apenas oito mil vagas de emprego foram preenchidas no período.

O governo havia prometido instalar 68 totens em todas as regiões administrativas do DF até o fim do ano, mas por enquanto apenas Taguatinga e Ceilândia devem receber as máquinas em janeiro. De acordo com Nixon, há quatro totens no depósito da Secretaria de Trabalho apenas aguardando a conclusão da licitação para serem instalados em algum ponto.

Após cadastrar o currículo, o candidato recebe um e-mail ou SMS informando sobre a existência de uma vaga compatível com suas qualificações e áreas de atuação sempre que ela é criada.


Fonte: Jornal Destak - Brasília - 02/12/2013