segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novos ônibus do DF são monitorados em tempo real

Sistema permite acompanhar a localidade e a velocidade dos ônibus (foto: reprodução)
Além de renovar a frota de ônibus, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) iniciou as atividades de rastreamento dos ônibus por meio de GPS. Um Centro de Supervisão Operacional (CSO) foi instalado na autarquia, em caráter experimental. 

Por meio de painéis de vídeo e de relatórios gerenciais, o DFTrans supervisionará o Sistema de Transporte Público do Distrito Federal. "Todos os novos ônibus serão monitorados 24 horas por dia, sete dias na semana. Haverá transmissão de dados sobre a posição e a velocidade do veículo. Isso acontecerá a cada cinco segundos, por meio de equipamentos instalados dentro dos coletivos", garantiu o diretor-geral da autarquia, Marco Antônio Campanella. 

Sistema: Com os dados, será possível acompanhar, a qualquer instante, onde cada veículo está e qual a sua velocidade. Isso ajudará nas atividades de planejamento e programação de linhas, na fiscalização do sistema e na transmissão de informações aos passageiros. 

"As informações geradas serão usadas para realização de ajustes no sistema de ônibus e para geração de informações confiáveis aos cidadãos. Os operadores de
ônibus controlarão o sistema viagem a viagem, carro a carro, pelos Centros de Controle Operacionais (CCO) instalados nas dependências de cada empresa", explicou Campanella. 

Outra vantagem é que os motoristas dos ônibus podem se comunicar em tempo real com os Centros de Controle, passando e recebendo informações. O que será usado, por exemplo, para adequar um horário ou avisar ao motorista que há um acidente ou obras à frente, indicando a necessidade de sair do trajeto original e comunicando o desvio a ser feito. 

Assim, tempos de viagens poderão ser ajustados permitindo mais tranquilidade para os motoristas trabalharem, mais pontualidade para o passageiro, mais economia para o sistema, além de melhorar o desempenho no trânsito. 

Acesso ao cidadão: O DFtrans já trabalha para disponibilizar um sistema que permita que a população acesse os dados dos ônibus em tempo real. O sistema deve estar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2014. 

Renovação: Já são 585 novos ônibus entregues no DF. Até dezembro serão 3 mil novos veículos. O que representa uma renovação completa do sistema. Apenas os micro-ônibus das cooperativas que possuem contratos vigentes com o GDF, continuam operando. O DF foi dividido em cinco áreas e em cada uma delas vai atuar uma empresa diferente. 

"Tivemos um grande desafio e renovamos quase a totalidade das operadoras do transporte público do DF, sendo que nenhuma empresa continuará na mesma região", ressaltou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

Fonte: Guardian Noticias