terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Em defesa da mídia alternativa, mas com legalidade

.


A proximidade com os fatos e o compromisso exclusivo em reproduzi-los sem a maquiagem dos interesses políticos e empresariais, tem feito da mídia alternativa o principal contraponto às insistentes tentativas de se camuflar a dura realidade vivida nas ruas do Distrito Federal.

A importância da cotidiana ação democrática dos profissionais que a fazem não pode ser negada.  Brasília foi e é passada a limpo pelos blogs, portais de notícias, jornais e rádios comunitárias. Essa mídia alternativa tem primado pelo pleno exercício da cidadania, dando voz à população, indistintamente ao fato desta carecer mais ou menos das ações do Estado.

Impusemos a nós mesmos trilharmos o caminho sóbrio da Legalidade, na total amplitude da palavra. É por isso que nossos textos e reportagens repercutem com força nos ouvidos da sociedade. O espírito democrático foi eleito por todos nós, que noticiamos diariamente nos nossos veículos “alternativos” de comunicação, o princípio basilar do exercício da profissão. Vivemos e sobrevivemos desse trabalho.

O reconhecimento do nosso esforço é a certeza de que estamos fazendo a coisa certa. É apreciável a iniciativa da Deputada Luzia de Paula de ter apresentado o Projeto de Lei que destina a mídia alternativa 10% das verbas publicitárias estatais, no
âmbito do DF. A deputada Luzia demonstrou estar sensível a realidade financeira por que passam esses profissionais que, na sua grandiosa maioria, são preteridos no momento da destinação das campanhas publicitárias patrocinadas pela máquina governamental.

Nesse contexto de democracia, cidadania e legalidade, no qual nós da mídia alternativa procuramos nos ambientar, não há espaço para qualquer tipo de patrulhamento. A discordância de opiniões jamais poderá ser objeto de perseguição, afinal de contas, é no contraditório que se alcança o consenso.

Portanto, é oportuno fazer uma serena reflexão sobre o posicionamento contrário do Deputado Chico Leite em relação à aprovação do Projeto de Lei de iniciativa da Deputada Luzia de Paula. Me parece que, dizer que Chico Leite defende o interesse da grande mídia é uma grande injustiça, na medida em que sua postura tem contrariado essa afirmação. A argüição de inconstitucionalidade do PELO manifestada por Leite em Sessão da Comissão de Constituição e justiça da CLDF, ao meu ver, não deve ser interpretada de outra forma que não a livre e democrática  expressão de parlamentar, cujo entendimento é de que falta amparo constitucional para que se vigorem, na prática, os dispositivos elencados no referido Projeto de Lei.

No tocante a questão principal e estruturante, é imperioso que sejam encontrados o equilíbrio e a transparência necessários para que sejam gerenciados os recursos destinados a publicidade governamental, em todos os níveis. Para tanto, é preciso confiar e contar com a defesa e os esforços dos deputados Robério Negreiros, Eliana Pedrosa, Luzia de Paula, Chico Leite e todos os demais parlamentares, afinal de contas a chamada mídia alternativa tem demonstrado eficiência e competência com seu alcance e capilaridade, atuando de maneira fundamental na divulgação de suas atuações parlamentares.

Por João Zisman

Fonte: Guardian Noticias