quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DENÚNCIA – Relatório da Comissão de Saúde revela graves problemas no Hospital de Planaltina



 Um relatório elaborado pela Comissão de Saúde da Câmara Legislativa do DF e encaminhado nesta quinta-feira (28) ao Ministério Público do DF revela sérios problemas no Hospital Regional de Planaltina, um dos mais movimentados do Distrito Federal. O documento mostra, por exemplo, fotos de equipamentos radiológicos encaixotados há pelo menos três anos nas dependências da unidade hospitalar. 

Outro ponto mostrado pelo relatório é que, enquanto pacientes são atendidos em macas improvisadas no corredor do pronto socorro, caixas e caixas com camas elétricas novinhas em folha estão expostas ao sol e à chuva na área externa do hospital.
O documento traz ainda outras fotos que flagram o descaso com os prontuários de pacientes e ex-pacientes. Os documentos estão praticamente abandonados na área externa do Hospital de Planaltina. Nesse mesmo local, baldes, cadeiras e móveis
velhos, além de caixas de papelão e equipamentos inutilizados acumulam-se e formam um verdadeiro entulho em área que deveria ter controle sanitário.
“A situação é caótica e revela o completo descaso com os pacientes do Hospital de Planaltina. Além de possuir equipamentos novos e encaixotados enquanto a unidade carece de aparelhagem, esse entulho com prontuários e material inutilizado tem sido um verdadeiro convite para bichos peçonhentos e animais que trazem doenças, como ratos, pombos e baratas. Um verdadeiro absurdo”, relatou a presidente da Comissão de Saúde, deputada Liliane Roriz (PSD).
Segundo a distrital, cópia do relatório foi encaminhada para a Promotoria de Saúde do Ministério Público do DF e ainda para o Conselho Regional de Medicina, que tem fiscalizado as condições das unidades de saúde do DF. “Esse é apenas mais um problema que reflete a péssima gestão das unidades da rede do DF”, frisou.
O hospital
Inaugurado em 1976 para atender na época uma população de 40 mil pessoas, o Hospital de Planaltina tem de atender os cerca de 250 mil moradores da cidade, além de toda a população que vem de cidades como Água Fria, Formosa, São João D’Aliança, Unaí. A unidade, que oferece cerca de 20 especialidades médicas, além de emergência e pronto atendimento, passou por reforma e em 2011 foi entregue para a população com a promessa de atender pelo menos 900 pacientes por dia. As informações são da Secretaria de Saúde do DF.

Fonte: ASSESSORIA DEPUTADA LILIANE RORIZ