quinta-feira, 29 de agosto de 2013

JUÍZA DO TJDFT APRESENTA O PROGRAMA JUSTIÇA COMUNITÁRIA EM WORKSHOP NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

A juíza do TJDFT Gláucia Falsarella Foley participou na manhã desta quinta-feira, 29/8, da cerimônia de abertura do workshop “Justiça Comunitária e a celebração do convênio”, promovido pela Secretaria de Reforma do Judiciário, no Ministério da Justiça, com o intuito de disseminar a política pelo país. O evento foi aberto por volta das 10h pelo Secretário Flávio Crocce Caetano e em seguida a magistrada, que também estava representado a juíza do TJDFT Carla Patrícia Frade, iniciou a apresentação do Programa Justiça Comunitária do TJDFT.  Participam do evento instituições que pertencem a Unidades da Federação que ainda não contam com um núcleo de Justiça Comunitária.  
A juíza Gláucia, que é a coordenadora do Programa juntamente com a juíza Carla Patrícia, falou sobre como surgiu o Justiça Comunitária. A identificação de alguns défcits nas comunidades, como por exemplo, a falta de informação dos cidadãos sobre os seus próprios direitos e os dos outros envolvidos nos conflitos, a falta de espaço para a construção de diálogos e de mobilização social levou a juíza a pensar em uma
alternativa para a resolução dos conflitos. A magistrada falou sobre o impacto do programa na sociedade e sobre a importância de parcerias entre os órgãos públicos e o Governo Federal na articulação social com as comunidades. Segundo a magistrada, “a Justiça Comunitária é uma proposta transformadora, um instrumento importante e poderoso de pacificação e de transformação social”.
A  juíza Gláucia destacou que a Justiça Comunitária precisa ser absorvida pela comunidade, caso contrário ela não funciona. E que, por isso, é preciso colaborar com a Secretaria de Reforma do Judiciário para que, a partir das experiências vividas, a Justiça Comunitária possa ser colocada como uma política pública permanente de estado e que possa se fazer presente não só na justiça formal, mas na sociedade.
Durante o workshop, serão realizadas apresentações e discussões sobre o escopo do Programa Justiça Comunitária e sobre como implementar um Núcleo nas comunidades. Também será realizada apresentação sobre a celebração de convênios do programa, além de exposição sobre a execução do Justiça Comunitária por parte de um convenente. No período da tarde, um agente comunitário e as supervisoras do Programa no DF farão uma exposição sobre o funcionamento e o cotidiano do núcleo e o ambiente de trabalho.
Saiba sobre o Programa Justiça Comunitária
O Programa Justiça Comunitária é coordenado pelas Juízas de Direito Gláucia Falsarella Pereira Foley e Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Criado há 11 anos pelo TJDFT, o Programa tem contribuído para a democratização do acesso à Justiça por meio de métodos alternativos de solução de conflitos. Para atuarem no Programa, são capacitados agentes comunitários, voluntários da própria região onde moram, para mediarem conflitos da sua comunidade. Esses agentes compartilham a linguagem e o código de valores da região, o que auxilia bastante o entendimento entre as partes e a resolução amigável do conflito.
Em julho de 2012, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios firmaram Termo de Cooperação para o fortalecimento do Programa. A partir dessa importante parceria com o Ministério da Justiça, foram implantados núcleos de Justiça Comunitária em vários estados brasileiros, como parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) do Governo Federal.


Fonte: TJDFT