sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Até em obra do governo operários trabalham sem proteção

Por volta das 9h de ontem, dois operários que estão trabalhando na recuperação do Buraco do Tatu, no centro de Brasília, desafiavam a sorte a seis metros de altura sem os equipamentos de segurança obrigatórios.

Soltos em cima do andaime, os dois usavam capacete e botas, mas não tinham cintos de segurança atados à corda-guia, dispositivo que poderia salvá-los caso escorregassem ou a estrutura provisória desmontasse. A situação era ainda mais grave porque, neste
caso, o canteiro de obras está na lateral do Eixão, pista de alta velocidade.

“É uma imprudência que, infelizmente, é corriqueira”, afirmou Milton Aguiar, diretor de Fiscalização do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília. Em 2012, 17 trabalhadores do setor morreram em acidentes de trabalho e 65 sofreram lesões em canteiros de obras. ...

De acordo com o sindicato, um dos maiores problemas é que os operários não recebem treinamento dos empresários sobre segurança. “Não é uma questão de gostar ou não de usar o equipamento obrigatório, é mais sobre estar consciente dos riscos”, afirma Aguiar.

A recuperação do Buraco do Tatu é uma obra do GDF, que está sendo executada por uma empresa contratada pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital).

Depois de ver a foto enviada pelo Metro, a assessoria da Novacap afirmou que notificou a empresa contratada para o serviço. Caso a situação se repita, a Novacap promete aplicar as punições previstas no contrato, que vão de advertência a multas.



Fonte: Jornal Metro Brasília - 30/08/2013