quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mensalão: STF rejeita recurso de sócio de Valerio e julga embargos de Dirceu

Na primeira parte da sexta sessão de julgamento dos recursos dos réus da ação penal do mensalão, nesta quinta-feira (29/8), o Supremo Tribunal Federal manteve as penas privativas de liberdade aplicadas a Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério, e começou a analisar, por volta das 15h30, os embargos de declaração de José Dirceu. 
O ex-ministro-chefe da Casa Civil do primeiro Governo Lula foi condenado, no fim do ano passado, a 10 anos e 10 meses de reclusão, por
corrupção ativa (7 anos e 11 meses, mais multa de R$ 670 mil), por 8 votos a 2), e por formação de quadrilha ( 2 anos e 11 meses, por 6 votos a 4). 
Cristiano Paz 
 O julgamento dos embargos do réu Cristiano Paz não durou mais de 40 minutos, tendo sido acolhida apenas uma correção no acórdão publicado em abril, a fim de ser retirada referência errônea (erro material) ao somatório das penas do réu. Os demais argumentos da defesa referentes a omissões e contradições no acórdão foram rejeitados. 
O ex-sócio de Valério na agência SMP&B teve confirmada a sua condenação a um total de 25 anos, 11 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de quadrilha (2 anos e 3 meses); corrupção ativa, três vezes (11 anos); peculato, três vezes (6 anos, 10 meses e 20 dias); lavagem de dinheiro (5 anos e 10 meses).

Fonte: JB