quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão atinge 9 Estados

Queimada próximo à linha de transmissão em cidade do Piauí atinge a Região Nordeste. Corte de energia durou duas horas e meia

Por pelo menos 144 minutos, as cidades de oito Estados da Região Nordeste ficaram parcial ou completamente no escuro. Um incêndio próximo à duas linhas de transmissão na fazenda Santa Clara, em Canto do Burici (PI), a 500 quilômetro da capital Teresina, provocou um apagão.

O primeiro corte de energia foi registrado às 14h58, mas o sistema foi religado. O blecaute começou às 15h06 e atingiu Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A geração de energia começou a voltar às 17h30, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema). O forte calor na
linha de transmissão reduziu a carga de energia na região Nordeste de 10 mil para 1 mil megawatts. ...

O governo nega que o problema tenha sido causado pela vulnerabilidade do sistema elétrico. “O sistema é bom, é forte, é igual aos melhores do mundo. Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente acontece. Já aconteceu outras vezes no Brasil e no exterior”, justificou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O ministro convocou para hoje uma reunião de emergência do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que reúne a cúpula do setor, para avaliar as causas do apagão e se o incêndio foi acidental ou criminoso.

Transtornos
Durante o apagão, a polícia de Salvador registrou pelo menos dois arrastões na rodoviária e no centro da cidade. Os shoppings precisaram fechar as portas no meio da tarde.

No aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, os passageiros tiveram dificuldades para pegar as bagagens porque as esteiras não funcionaram. O salão de embarque também ficou no escuro.

Segundo a Infraero, nos aeroportos de Aracaju, Fortaleza, lhéus (BA), Maceió, Paulo Afonso (BA), Recife e Salvador os geradores precisaram ser acionados. Em Recife, o metrô parou. Os semáforos ficaram desligados em João Pessoa e as avenidas tiveram grandes congestionamentos.

Pelas redes sociais, moradores das cidades atingidas também reclamavam de falhas no sinal do telefone celular.

Por Marcelo Freitas

Fonte: Jornal Metro Brasília - 29/08/2013