sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Caciques políticos conhecidos no cenário nacional voltam à Câmara

Com votações expressivas em seus estados, eles vão exercer o cargo de deputado federal


A Câmara dos Deputados terá de volta alguns caciques políticos conhecidos no cenário nacional. O ex-senador Heráclito Fortes (PSB-PI) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), com votações expressivas em seus estados, vão, a partir da próxima legislatura, exercer o cargo de deputado federal. Jarbas, governador de Pernambuco por duas vezes, foi o terceiro mais votado no seu estado. Ele recebeu mais de 227 mil votos. O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) também conseguiu garantir uma vaga na Casa.

Heráclito Fortes, Alfredo Nascimento e Jarbas Vasconcelos serão deputados federais a partir de 2015

Depois de oito anos no Senado (2003-2011) e de um quadriênio longe do Congresso, Heráclito Fortes, 64 anos, exercerá mandato na Câmara pela sexta vez. Ex-líder do governo Fernando Henrique Cardoso na Casa, ganhou destaque pelo
antilulismo. Ex-PFL, apoiou, no primeiro turno, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. Agora, está com Aécio Neves (PSDB).

Jarbas Vasconcelos, que se notabilizou por fazer oposição ferrenha a Lula e ao PT, há dois anos aliou-se a Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo em agosto, para apoiar a candidatura do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). A exemplo de Heráclito, o peemedebista esteve com Marina no primeiro turno e, agora, vai com Aécio. No partido, integra uma ala classificada como independente e trava uma disputa interna com o grupo político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Derrotados


Os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Ana Rita (PT-ES) não tiveram a mesma sorte. O objetivo do senador era, inicialmente, concorrer à reeleição, no entanto, não conseguiu espaço na chapa governista formada por 18 partidos. O desempenho de Ana Rita foi ainda pior. Derrotada na disputa interna da legenda, a senadora foi obrigada a tentar uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Acabou derrotada nas urnas. Ela também pretendia se candidatar à reeleição, no entanto, não conseguiu se viabilizar. Perdeu a disputa para o presidente estadual do PT no Espírito Santo, João Coser.

Dos 81 senadores, 40 se candidataram nas eleições de outubro. Entre eles, um presidenciável, Aécio Neves, um candidato a vice-presidente, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), e 21 postulantes a governos estaduais. Entre os senadores que estão encerrando o mandato, 11 tentaram a reeleição, e 10 não disputaram cargo algum.


Fonte: Correio Braziliense