quarta-feira, 29 de maio de 2019

Ministério Público mantém interditado galpão onde fumacê era produzido no DF


Segundo órgão, condições no local são precárias. Serviço está suspenso há duas semanas.

Carro do fumacê da Vigilância Sanitária do DF — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT) manteve interditado o galpão onde era preparado o fumacê – mistura que inibe a proliferação do mosquito da dengue – no Distrito Federal. O composto era espalhado na capital em carros da Secretaria de Saúde, mas o serviço foi suspenso após a interdição pelo MPT.

Nesta segunda-feira (27), o órgão enviou nova notificação à pasta. Segundo o Ministério Público, a documentação apresentada pela Secretaria de Saúde para tentar liberar o espaço “não é minimamente suficiente para liberar a atividade, nem sequer para ensejar nova visita in loco”.

Trecho de notificação enviada pelo MPT à Secretaria de Saúde do DF — Foto: Reprodução

O relatório do MPT afirma ainda que a pasta não apresentou esclarecimentos quanto à qualificação dos profissionais que atuam no local, nem sobre a higienização do espaço, entre outras falhas. Por isso, o órgão dá prazo de 48 horas para que a Saúde apresente novos documentos, caso queira liberar a utilização do local.


Ao G1, a Secretaria de Saúde informou que "as exigências feitas foram atendidas. A documentação complementar solicitada será entregue ao Ministério Público do Trabalho nas próximas horas".

Interdição

A interdição do galpão ocorreu há cerca de duas semanas. Após uma vistoria no local, o MPT encontrou uma série de irregularidades. O produto era feito de forma improvisada, no fundo de uma garagem da Administração Regional de Taguatinga (entenda abaixo).

Tonéis de inseticida em galpão improvisado na administração regional de Taguatinga, no DF, onde o fumacê contra dengue era preparado — Foto: TV Globo/Reprodução

No local, inseticidas vencidos eram misturados a venenos ainda dentro da validade, segundo a inspeção do Ministério Público.

Tudo era feito em cima de uma bancada improvisada e os funis eram, na verdade, galões de água cortados. Sujeira e falta de ventilação também integravam o cenário.

A vistoria do MP deu conta, ainda, de que o manuseio do venenos e a borrifação nas ruas eram feitos por trabalhadores sem qualificação técnica comprovada.

Epidemia de dengue

número de casos de dengue disparou no Distrito Federal neste ano. Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na segunda (27), 21 pessoas já morreram por conta da doença nos primeiros cinco meses de 2019.

Casos de dengue disparam no DF — Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Ao todo, foram registradas 21.360 notificações de dengue, sendo 18.649 de casos prováveis da doença. Do total, 31 foram considerados extremamente graves pela secretaria e 309 com "sinais de alarme".


No mesmo período de 2018, foram confirmados dois casos graves e um óbito por dengue.

Fonte: G1