quarta-feira, 29 de maio de 2019

Duas novas regiões do DF ganham tendas de hospital de campanha para atender casos de dengue


Desde último sábado, 9 tendas foram colocadas em regiões de maior incidência. Último boletim epidemiológico aponta 21 mortes e mais de 21 mil ocorrências até 18 de maio.

Tenda montada em São Sebastião, no DF, de atenção à dengue — Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Duas novas tendas de hospital de campanha, para atender casos suspeitos de dengue, foram montados no Distrito Federal nesta terça-feira (28). Elas vão atender pacientes de São Sebastião e Ceilândia.

As tendas foram montadas em frente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das duas regiões. Com mais essas duas estrutural, a capital passa a ter nove pontos emergenciais de atendimento (veja endereços abaixo).

Todas funcionam das das 7h às 19h, de domingo a domingo e devem ficar instaladas durante três semanas. Entre a tarde de sábado (25) e esta segunda-feira (27), 1.409 pessoas passaram pelas chamadas tendas de hidratação.

Na de São Sebastião, 45 pacientes foram atendidos logo nas primeiras cinco horas de funcionamento.

Paciente com suspeita de dengue recebe soro em tenda de hospital de campanha montada no DF — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Segundo o coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Elissandro Noronha, nos centros, há médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, mas a classificação de risco é feita pelos profissionais de saúde dentro das UPAs e unidades básicas de saúde (UBS). Eles direcionam os pacientes para as tendas, onde são oferecidas hidratações oral e venosa, e o diagnóstico clínico.


“As duas novas tendas são de extrema importância, porque houve um aumento acentuado de casos de dengue nesses dois locais. Então, é mais um ponto de apoio onde a população pode recorrer."

No momento, o Distrito Federal conta com nove tendas para atender pacientes com suspeita de dengue. Além da instalada em Samambaia, outras seis funcionam, desde sábado (25), no Varjão, Candangolândia, Itapoã, Planaltina, Estrutural e Sobradinho II.

Tenda de Planaltina muda de localização

Tendas de hospital de campanha foram montadas em 6 regiões do DF para atender pacientes com suspeita de dengue — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

A partir desta terça-feira (28), o centro de hidratação de Planaltina atende no estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRPL). O horário de funcionamento é das 7h às 19h (inclusive aos domingos).

A mudança tem o objetivo de facilitar o trânsito de pacientes que precisam fazer exames laboratoriais.

Confira os endereços das 9 tendas

Varjão
UBS 1 – Vila Varjão, quadra 5, nº 5, conjunto A, lote 17
Candangolândia
UBS 1 – Área Especial, quadra 5/7
Itapoã
UBS 1 – QD 378, Área Especial, Del Lago
Planaltina
Estacionamento do Hospital Regional de Planaltina
Estrutural
UBS 1 – Área Especial 2, Avenida Central
Sobradinho II
UBS 2 – Rodovia DF-420, Setor de Mansões, n°1
São Sebastião
Quadra 102, conjunto 1, lote1 São Sebastião
Ceilândia
St. N Quadra QNN 27 Área Especial D - Ceilândia
Samambaia
Estacionamento do Hospital Regional de Samambaia


Fonte: G1