quinta-feira, 5 de maio de 2016

Grupo de estudantes tem até hoje para deixar posto do DFTrans na Rodoviária

GDF diz que resolveu todas as exigências para a melhoria do sistema




A desocupação do posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na Rodoviária do Plano Piloto está prevista para hoje. Segundo a Polícia Militar, o pedido veio do governo local, que abriu diálogo com os jovens acampados no local há uma semana. A reintegração de posse, determinada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na última segunda-feira, será executada “em último caso”, mas, segundo o Secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, “não há razão para eles ainda estarem lá”.

Dantas informou que todas as exigências dos jovens foram atendidas. Eles pedem mudanças no novo sistema do Passe Livre Estudantil, como o aumento no número de liberações e a possibilidade de realizar o cadastro durante o ano todo. O secretário acrescentou que o GDF se colocou à disposição dos manifestantes para eventuais conversas. “Praticamente todas as reivindicações foram reavaliadas. Essa ocupação não faz mais sentido”, avaliou. “A Secretaria e o DFTrans estarão
disponíveis para receber as comissões de alunos a partir das 9h desta quinta-feira”, concluiu.

Mesmo após as declarações de Dantas, ainda resistem no posto do DFTrans cerca de 10 a 15 universitários e alunos do ensino médio. Eles organizaram um esquema de revezamento. “Não queremos nada demais. Eles criaram um sistema falho, que nos atrapalha e impede o nosso acesso à universidade. Dinheiro de estudante não é capim”, argumentou a porta-voz do coletivo Estudante sem catraca, Débora Mynssen, 26 anos. Segundo ela, alguns colegas receberam mais acessos a ônibus — que passaram de 54 para 88 por mês —, mas o benefício não teria durado 24 horas. “Funcionou em um dia, mas no outro já estava cancelado”.

Fonte: Correio Braziliense