quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lançada Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional

Cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner.

Foi lançada na Câmara a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Segundo o coordenador da frente, deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, o objetivo é conseguir apoio parlamentar para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Defesa, criada em 2008. O texto reafirma a necessidade de modernizar as Forças Armadas e afirma que a defesa é inseparável do desenvolvimento.
Entre outros pontos, a estratégia determina prioridade à região amazônica, aumenta a presença das Forças Armadas nas fronteiras e prepara estas forças para desempenhar operações de paz. Segundo Zaratini, os projetos
precisam do apoio de uma frente, pois dependem de recursos financeiros num ano em que o Brasil faz o ajuste fiscal.
"Os principais projetos que nós temos são os projetos relativos à defesa do espaço aéreo, que é o projeto KC-390, que é um avião cargueiro que a Embraer vem desenvolvendo e a construção dos caças em que fizemos parceria com a Suécia. Na área naval, o principal projeto é o submarino de propulsão nuclear, que já está em processo de construção. E, relativamente ao Exército, é a ocupação da fronteira na região da Amazônia, por meio de um projeto de defesa chamado Sisfron, Sistema de Defesa de Fronteiras. Esses são basicamente os principais projetos."
Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa. Eles apresentaram pesquisa que aponta que, em 2014, o setor de segurança no Brasil correspondeu a 3,7% do Produto Interno Bruto nacional. A cada 10 milhões de reais investidos, os efeitos na economia seriam de mais de 18 milhões de reais. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, comentou a importância da frente.
"Eu espero que essa interação, principalmente neste momento que é hora de renovar, fazer a revisão dos documentos fundamentais da defesa, as estratégias, a política, e o Livro Branco, que a gente realmente possa ter a participação daqueles que representam a sociedade brasileira."
O Livro Branco, citado pelo ministro, é um documento público que expõe a visão do governo sobre o tema da defesa, a ser apresentado à comunidade nacional e internacional. Segundo o ministro, para a pasta, uma das prioridades na Câmara é a aprovação de uma emenda à MP 674 que garante recursos para o setor. A frente parlamentar tem 210 deputados e seis senadores.
Reportagem — Luiz Cláudio Canuto


Fonte: RADIOAGÊNCIA