quarta-feira, 3 de junho de 2015

Plenário encerra sessão de terça-feira sem votações

Estavam na pauta três acordos internacionais e 66 recursos contra a análise conclusiva de projetos.

O plenário encerrou a sessão extraordinária desta terça-feira sem votações.
Estavam na pauta três acordos internacionais e 66 recursos contra a análise conclusiva de projetos. São propostas que passam pelas comissões temáticas da Câmara, mas não precisam ir a plenário: uma vez concluída a análise nas comissões, elas podem seguir diretamente ao Senado ou, caso já tenham passado pela outra Casa, ir a sanção presidencial. Os recursos pediam que essas 66 propostas fossem analisadas pelo plenário.
A maioria dos partidos entrou em obstrução por acreditar que, como a pauta do plenário está trancada, não seria possível votar os
recursos, mesmo com decisão já proferida em plenário pelo presidente Eduardo Cunha, de que os recursos não seriam afetados pelo trancamento.
Trancam a pauta do plenário três projetos de lei com urgência constitucional, entre eles o que reduz a desoneração na folha de pagamentos concedida a 56 setores da economia.
Para o deputado Pauderney Avelino, do DEM do Amazonas, decidir se o projeto irá ao plenário da Câmara ou não é uma deliberação sobre o projeto e, portanto, não poderia ser feita com a pauta trancada.
"Quando há apreciação de um recurso, e esse recurso de matéria que é terminativa, se esse recurso for aprovado, a matéria virá para o plenário, para ser deliberada. Se esse recurso for rejeitado, a matéria seguirá da comissão diretamente para o Senado, ou para sanção, acontecendo aí a deliberação com a pauta sobrestada."
Já o deputado Nelson Marquezelli, do PTB de São Paulo, discordou. O deputado ressaltou que algumas propostas estão paradas na Câmara há anos, à espera de uma decisão.
"Tem recursos aí há mais de quinze anos. Isso é um absurdo. Aonde nós vamos? É necessário votar. Vamos trazer esses recursos para o plenário. Pra dar um fim nisso."
Não haverá mais sessões de votação no plenário da Câmara nesta semana. Na próxima semana, a perspectiva é de votação do projeto que reduz a desoneração da folha de pagamentos e da continuidade de propostas da reforma política.

Reportagem — Paula Bittar


Fonte: RADIOAGÊNCIA