quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CLDF volta aos trabalhos com projetos polêmicos para serem votados no segundo semestre

(Foto: Divulgação)

A Câmara Legislativa retomou suas atividades nesta quinta-feira, 7, com debates que giraram em tordo das alterações no programa Nota Legal, o combate ao cartel de combustíveis no DF e a necessidade de consenso entre os deputados para apreciarem os importantes projetos à serem votados na Casa em 2013.

Com um ar de insatisfação, a deputada Eliana Pedrosa fez duras críticas ao governo com relação à redução dos créditos do programa Nota Legal. “O GDF deveria ter agido de boa fé com a população e não ter diminuído o bônus dado ao consumidor no
programa. A Ordem dos Advogados teve que entrar com uma ação para assegurar o direito”, destacou.

A líder do governo, Arlete Sampaio (PT), apontou a necessidade de os parlamentares e blocos partidários da Casa buscarem o consenso durante a apreciação das importantes propostas legislativas, como Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). A deputada também comemorou recentes ações do GDF, por exemplo, a contratação de 1.688 professores concursados e a recuperação do centro cirúrgico de Planaltina.

Agacial pede transparência
O vice-presidente da Casa, o deputado distrital Agaciel Maia (PTC), sugeriu que seja criado um link “Conheça o seu deputado” no portal da Câmara Legislativa, para mostrar as ações de cada parlamentar, quanto ganha, quais as suas atividades, além disse, o parlamentar destacou que o GDF terá de investir em qualificação profissional para que o montante de recursos disponíveis para investimento público seja revertidos em melhorias para a população.

EXONERAÇÃO
Foi publicado no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira, 1, a exoneração do procurador Sidraque David Monteiro Anacleto. O Presidente da Casa o deputado Wasney de Roure (PT) não quis comentar o motivo da exoneração do procurador. Assumi o cargo, o procurador Sergio Luiz da Silva Nogueira. 



Atividades: Já nesta sexta-feira, 2, a CLDF realiza Audiência Pública para discutir a situação da Unidade de Conservação Ambiental Serrinha do Paranoá. O evento está marcado para às 15h no plenário, e o autor da iniciativa é o deputado Joe Valle (PSB). No mesmo dia, às 19h, acontece sessão solene proposta pelo deputado Wasny de Roure (PT) para comemorar os 50 anos da Federação Espírita do DF.

Quebra de decoro: Na próxima quarta-feira, 7, a Mesa Diretora se reúne para decidir sobre as representações por quebra de decoro parlamentar contra os deputados Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP) e Rôney Nemer (PMDB), todos recentemente condenados pelo Tribunal de Justiça do DF, em decisão de primeira instância, no processo do chamado "Mensalão do DEM", revelado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, em 2009.

Por Jean Marcio Soares


Fonte: Guardian Noticias