quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GDF garante ao CNJ que Caje será desativado até o fim do ano

Unidade de Internação em São Sebastião será concluída em setembro, com 90 vagas para internos

A secretária da Criança do Distrito Federal, Rejane Guimarães Pitanga, garantiu, nesta quarta-feira (31/7), que até o fim do ano haverá a desativação da UIPP (Unidade de Internação do Plano Piloto), também conhecida como Caje, palco de rebeliões, violência e mortes de adolescentes em conflito com a lei.

O anúncio foi feito durante visita do juiz auxiliar da presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Márcio da Silva Alexandre às obras de construção da UISS (Unidade de Internação de São Sebastião). A edificação de novas unidades e a
desativação da UIPP buscam aprimorar o sistema socioeducativo local e estão entre os compromissos assumidos pelo governo do DF, em novembro do ano passado, com o CNJ, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) e o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). ...

A secretária Rejane Pitanga informou que a UISS estará concluída em setembro, com 90 vagas para internos, escola, oficinas de capacitação profissional, espaço ecumênico, teatro, arena esportiva e outras instalações. Ela acrescentou que até outubro outras duas unidades estarão concluídas, uma em Brazlândia, outra em Santa Maria. Com o fim dessas três obras será possível desativar definitivamente o Caje, hoje superlotado com 340 internos para uma capacidade de apenas 162 vagas. Outras quatro unidades, anunciou a secretária, estarão prontas até 2015.

Conforme o compromisso assumido pelo governo do DF em novembro do ano passado, a unidade de São Sebastião, destinada a adolescentes que cumprem internação provisória, deveria ter sido entregue em maio deste ano. No entanto, por problemas técnicos alegados pela Secretaria da Criança, a inauguração precisou ser adiada para setembro. Na opinião do juiz Márcio Alexandre, esse atraso não compromete o cumprimento das metas que foram estabelecidas para o aprimoramento do sistema socioeducativo no DF. 



Fonte: R7 - 01/08/2013