sábado, 1 de junho de 2013

Palanques nacionais em montagem no DF

Dos quatro principais candidatos a presidente da República, apenas dois já têm definido palanque no Distrito Federal. A indefinição de candidatos ao Palácio do Buriti colabora para esse cenário.


Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) vai repetir a dobradinha das eleições de 2010. Ela estará ao lado de Agnelo Queiroz (PT), que também vai tentar à reeleição. O que deve mudar é o rol de partidos que estarão coligados.

Dilma deve atrair mais legendas, enquanto Agnelo reunirá um número menor. São muitas os partidos que ainda não decidiram para onde ir. Mesmo alguns ocupando
cargos no Buriti. A perspectiva de poder dos candidatos a governador servirá como bussola para eles.

São partidos que não tem compromisso algum. Mas mantém coerência. Querem ser governo. Independente de quem seja o governador. Pode ser do PT, do PSDB ou PSol. Importante é ter seu espaço no GDF. ...

Outro palanque fácil é o de Eduardo Campos (PSB). O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) é candidato ao Palácio do Buriti. Pronto. Só falta atrair algumas legendas para montar a coligação. MD e PDT são aliados preferidos. O PSol é outra sigla que pode seguir Rodrigo nessa saga.

Se assumir publicamente que é candidato ao Governo do Distrito Federal, o deputado federal José Antônio Reguffe (PDT), racha o palanque de Rodrigo. Reguffe está melhor posicionado em algumas pesquisas. O deputado usa sua preferência junto ao eleitorado como argumento para ser ele o candidato à sucessão de Agnelo. Mas só internamente.

Se Reguffe vier assumir em público sua pretensão em sair a governador, isso deve acontecer apenas em janeiro de 2014. Pode ser tarde. Em setembro ou outubro deste ano as composições estarão prontas. E Reguffe fica para trás.

Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede) não sabem para onde vão. A situação de Marina é mais complicada. Ela ainda não conseguiu criar o seu partido. Tem um eleitorado cativo em Brasília, mas são poucos os políticos que se dispõe a caminhar no escuro. No desconhecido. A Rede é uma novidade.

Reguffe, pela proximidade com Marina, poderia montar o palanque para ela. Teria que contrariar a Executiva Nacional do PDT. O partido deve seguir com Dilma ou Eduardo Campos.

A situação de Aécio é mais fácil. O que não faltam são candidatos ao GDF querendo fazer dobradinha com o presidenciável tucano. As deputadas Eliana Pedrosa (PSD) e Liliane Roriz (PSD), os deputados federais Luiz Pitiman (saindo do PMDB) e Izalci Lucas (PSDB) são alguns deles. Claro que nem todos serão candidatos. Devem sair juntos e misturados.



Fonte: Por Ricardo Callado - 01/06/2013