segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PSIU, E AGORA LACRADORES? O PRESIDENTE DOS EUA É JOE BIDEN: EUA enfrenta inflação, crise na cadeia de suprimentos e aumento da dívida pública

Sob a gestão Joe Biden, o país enfrenta inflação, crise na cadeia de suprimentos e aumento da dívida pública

Joe Biden é presidente dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Flickr

Os Estados Unidos atingiram o nível mais baixo de liberdade econômica de sua história, segundo o ranking elaborado pela The Heritage Foundation, associação civil com sede em Washington, DC.

“O Índice de Liberdade Econômica deste ano pinta um quadro perturbador, tanto no cenário interno quanto externo”, afirmou Kevin Roberts, presidente da Heritage. “O declínio da liberdade econômica norte-americana é um sério motivo de alarme, com consequências reais para todos os norte-americanos, especialmente as famílias de baixa renda e a classe trabalhadora.”

De acordo com o relatório, os EUA caíram 2,7 pontos no ranking, chegando a 72 pontos. Com isso, atingiram a classificação mais baixa em sua história (25º). O Brasil, por sua vez, está na 133ª posição, com 53,3 pontos. Na prática, isso significa que o país está mais próximo da Coreia do Norte (177º), último colocado da lista, do que de Singapura, Suíça, Irlanda, Nova Zelândia e Luxemburgo, as nações mais livres do mundo.

O Índice de Liberdade Econômica, lançado em 1995, avalia os países de acordo com os seguintes critérios: (1) Estado de Direito, (2) tamanho do governo e (3) eficiência regulatória. Todos recebem o mesmo peso no cálculo, que segue de 0 a 100. Para ser considerado livre, um país precisa receber mais de 80 pontos.

No momento, a situação econômica dos EUA é preocupante. Em janeiro, o país registrou inflação de 7% — a mais alta em 40 anos. Há ainda uma crise na cadeia de suprimentos, perda da confiança do consumidor, sucateamento da indústria nacional e aumento da dívida pública, que superou os US$ 30 trilhões.

“Desde o início de 2020, quando o Partido Comunista Chinês (PCC) desencadeou a pandemia de covid-19, lidamos com uma das maiores convulsões políticas, sociais e econômicas do século”, observou Roberts. “As vidas e os meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas foram profundamente perturbados, não apenas pelo vírus, mas especialmente por bloqueios draconianos, mandatos intrusivos de saúde pública e restrições ao comércio. Isso causou um aumento histórico na inflação.”