quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Acampamentos de quarentena de Covid-19 da China 🇨🇳 são alvos de reclamações

Os pavilhões com contêineres com camas de madeira e um banheiro para casos suspeitos de Covid-19 em Xi'an causou discussões mas redes sociais do país (1° parte do vídeo), depois que relatórios indicaram que mulheres grávidas, crianças e idosos estão entre os confinados lá por até duas semanas. Em outras áreas o governo está distribuindo comida para a população, uma vez que o comércio está fechado (2° parte do vídeo).




A China adotou uma política agressiva de zero Covid-19 no país, com o número de confinados nos lockdowns chegando a 20 milhões. Na segunda o bloqueio de Anyang, com cerca de 5,5 milhões de moradores, foi anunciado depois que dois casos da variante Ômicron foram detectados na região. Desse modo, os habitantes estão proibidos de sair às ruas e todas as lojas foram fechadas, exceto as de serviços essenciais.




Os 5,5 milhões de confinados de Anyang se juntam a outros 13 milhões em Xian e 1,1 milhão em Yuzhou, restritos há três e uma semana, respectivamente. Anunciado como uma medida para facilitar a testagem em massa da população – procedimento padrão do combate à pandemia do governo chinês –, não está claro quanto tempo as restrições seguirão em vigor.

Os novos lockdowns são os mais amplos desde o fechamento de Wuhan, no início de 2020. Desde então, a abordagem das autoridades chinesas consistia em isolar áreas menores afetadas por eventuais surtos da doença. O retorno da antiga estratégia, no entanto, é uma tentativa de impedir que esses surtos se espalhem para outras áreas da China, principalmente com a aproximação dos Jogos de Inverno em Pequim, que começam em 4 de fevereiro.

Em Tianjin, autoridades bloquearam apenas as áreas afetadas enquanto realizam testes em massa na população. Até esta terça-feira, 97 diagnósticos positivos foram totalizados na cidade com mais de 14 milhões de habitantes. Já as outras cidades isoladas, Xian e Yuzhou, estão lutando contra a variante Delta e não relataram casos da Ômicron. Mais de duas mil pessoas foram infectadas em Xian naquele que é o maior surto de Covid-19 desde Wuhan. 


Fonte: Veja / Reuters