quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Proposta quer permitir que cooperativas representem os cooperados na Justiça

Hoje é proibido que as cooperativas reivindiquem o direito de seus cooperados mesmo com autorização

Uma proposta em avaliação na Câmara (PL 3748/15) dá permissão para que cooperativas representem os cooperados na Justiça. Atualmente, as quase 7 mil cooperativas (6.800, segundo a OCB) brasileiras podem representar seus 12 milhões e meio de associados em várias situações, menos em processos judiciais. Isso porque o Código de Processo Civil proíbe que uma pessoa reivindique direito de outra, a não ser que tenha autorização. E no caso da relação cooperativa-cooperado, essa autorização não existe.
Apesar do que está escrito no Código Civil, os tribunais vêm tendo decisões diferentes sobre o assunto, segundo o advogado da Organização das Cooperativas Brasileiras, Bruno Guimarães. Ele relata que, às vezes, os juízes aceitam que as cooperativas defendam os interesses dos cooperados, às vezes não. Por isso, a entidade defende a proposta em tramitação:
"O projeto dá segurança jurídica não só para as cooperativas, mas também para o Poder Judiciário, porque pacifica essa situação de uma vez por todas, estabelece no texto da lei que as cooperativas são legitimadas, sim, para defender
judicialmente em nome dos cooperados. A vantagem é que isso desafoga um pouco o Poder Judiciário, que em vez de ter dezenas ou até centenas de ações, essa discussão se restringiria a apenas uma ação, por exemplo."
O projeto de lei já foi aprovado no Senado. Também já passou pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, onde o relator foi o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Ele entende que a proposta é justa. E uma das vantagens que ela traz é permitir que as cooperativas defendam os interesses de todos os associados, não só os que têm iniciativa ou dinheiro para ingressar com processos judiciais.
"Pequenos produtores rurais, muitas vezes, não têm acesso ao Poder Judiciário pela ausência de ter à mão um advogado que possa lhe representar. Na medida em que a cooperativa pode representar a todos, vai conseguir muito mais dinamização na busca dos seus direitos serem efetivados."
A proposta que permite que uma cooperativa represente seus associados na Justiça vai agora ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada sem mudanças, pode ir direito para sanção presidencial para virar lei.

Reportagem - Ginny Morais


FONTE: RADIO AGÊNCIA