quinta-feira, 7 de abril de 2016

Novo canal da Câmara dos Deputados no YouTube permite visualizações em tempo real

Qualquer pessoa poderá acompanhar, ao vivo, o que acontece no plenário e nas comissões, além de ver vídeos da programação da TV Câmara.

A partir de agora os trabalhos legislativos da Câmara dos Deputados poderão ser acompanhados por qualquer pessoa através do YouTube. No canal da Câmara vão estar reunidas todas as transmissões ao vivo das comissões e do Plenário. O canal tem capacidade para transmitir simultaneamente 20 reuniões. Atualmente essas atividades já são transmitidas por webcams, mas o acesso é limitado a 500 pessoas de cada vez. Mas, no Youtube, cada transmissão poderá ser acessada facilmente por mais de 10 mil pessoas ao mesmo tempo.
Para o diretor da Secretaria de Comunicação, deputado Cleber Verde, do PRB do Maranhão, a chegada ao Youtube é mais um passo para que o cidadão saiba, em tempo real, o que acontece na Câmara.
"A população brasileira de um modo geral acostumou-se com o Youtube, através de smartphone, de tablet você poder acessar aquilo que você quer assistir e pode acompanhar ao vivo. Enquanto nós tínhamos um acesso limitado de 500, agora nós temos um acesso ilimitado. Nós podemos ter aí milhares, milhões de brasileiros, através do Youtube, acompanhando o que acontece no Plenário,
o que acontece na transmissão das comissões, em reuniões estarão sendo apresentadas ao vivo para a população brasileira."
O diretor do Centro de Informática, Guilherme Brügger, afirmou que a transmissão pelo YouTube vai facilitar o acompanhamento da atividade legislativa, principalmente em temas polêmicos que recebem muita atenção por parte da população.
"Muitas vezes os plenários costumam ficar muito cheios e nós temos problema de acesso nesses plenários. Esse sinal sendo transmitido pela Internet e podendo ser assistido em qualquer ponto da Casa, lembrando que a nossa cobertura WIFI na casa é total, isso facilita o acesso dessas pessoas à informação. Pessoas que estão trabalhando aqui não só o povo, mas também quem está trabalhando aqui."
A iniciativa não terá custos para a Câmara. Para acessar às transmissões basta digitar Câmara dos Deputados na barra de busca do YouTube.

Reportagem — Karla Alessandra