quinta-feira, 24 de março de 2016

Câmara aprova medidas que endurecem Lei Maria da Penha

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o plenário da Câmara aprovou projetos de interesse da bancada feminina.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o plenário da Câmara aprovou projetos de interesse da bancada feminina.
Um dos projetos aprovados nesta quinta-feira define o crime de descumprimento de medidas protetivas previstas na lei Maria da Penha, como o afastamento do agressor, a proibição de se aproximar da vítima e a obrigação de pagamento de pensão alimentícia.
A pena prevista para o crime é de detenção de três meses a dois anos.
Para a relatora, deputada Josi Nunes, do PMDB de Tocantins, a proposta contribui para combater práticas de uma sociedade machista.
"No Brasil, nós temos a morte de 13 mulheres por dia. Infelizmente, nós ainda vivemos numa sociedade ainda machista, uma sociedade patriarcal, em que a mulher ainda é considerada como uma propriedade. E quando essa
propriedade não diz sim, muitas vezes ela é agredida, violentada e morta."
A proposta segue para o Senado.
Os deputados também aprovaram projeto que proíbe as empresas privadas e os órgãos públicos de fazer revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino.
Quem descumprir deverá pagar multa de 20 mil reais, que será revertidas a órgãos de proteção dos direitos da mulher. A multa dobra no caso de reincidência.
O texto prevê, ainda, que as revistas nas prisões deverão ser feitas unicamente por mulheres.
A relatora, deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, defendeu a proposta.
"É tão importante para as trabalhadoras mulheres que, muitas vezes, sofrem o constrangimento nos locais de trabalho de sofrer uma revista íntima, o que realmente é muito constrangedor e não é cabido, antes de qualquer problema real, que uma trabalhadora seja revistada na sua intimidade, no seu local de trabalho."
O texto já vai à sanção presidencial.
O plenário também aprovou projeto que segue ao Senado e estabelece que a cirurgia plástica reparadora para o câncer de mama abrangerá as duas mamas. Por fim, foi aprovada também proposta que institui o ano de 2016 como o Ano do Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte, que vai à sanção.

Reportagem — Paula Bittar