segunda-feira, 10 de agosto de 2015

GDF faz operação para retirar 600 barracos de área de preservação

Operação em Planaltina deve se estender até sexta-feira, segundo Agefis. Em quatro meses, área ocupada em parque chega a quase 664 hectares.

A Subsecretaria de Ordem Política e Social (Sops) e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)  iniciaram nesta segunda-feira (10) uma operação para remover cerca de 600 barracos construídos em uma área de proteção ambiental em Planaltina. Até as 13h, 35 construções haviam sido derrubadas. A previsão é de que todos os barracos sejam removidos até sexta-feira.

A área invadida fica no parque ecológico do Retirinho. Os moradores se concentram em um espaço de 663,7 hectares, num perímetro de oito quilômetros. Apesar da resistência de moradores, não houve confronto durante a derrubada.

Segundo o chefe da operação, o major da Sops Antônio Viegas, a situação pode mudar durante a semana. "Eles estão se organizando. Pode ser que
resolvam reagir", disse. "Aqui há muitas casas desocupadas, mas também muita gente que mora aqui mesmo, com criança pequena e mulher grávida."

A vendedora ambulante Maria Lúcia da Silva é uma das moradoras que tiveram a casa derrubada. "Eu não sabia que isso iria acontecer, tanto que estou pedindo mais tempo para a gente procurar um aluguel, caçar um buraco para se enfiar", relatou.

Ela contou ter se instalado no local há quatro meses, junto com os primeiros moradores. "Estamos aqui porque não temos condição de pagar aluguel. O jeito é ficar aqui com muita poeira, criança doente. Aqui era cheio de osso, um antigo desmate de lixo."

Durante a derrubada, uma mulher disse que voltaria a ocupar o local se todas as casas não fossem removidas assim como a dela. "É complicado, mas o serviço tem que ser feito. Se deixar, tomam conta até do Palácio do Planalto", afirmou Viegas.


Fonte: G1