terça-feira, 11 de agosto de 2015

CPI da Petrobras vai ouvir depoimentos sobre compra de petroquímicas

Entre os sete depoimentos marcados para esta semana estão também cinco pessoas mencionadas pela doleira Nelma Kodama.
A CPI da Petrobras vai ouvir sete pessoas esta semana. Os depoimentos se referem a dois assuntos principais: a compra de empresas petroquímicas pela Petrobras e a atuação de doleiros investigados pela Operação Lava Jato.
Entre os depoentes estão operadores de câmbio acusados de irregularidades pela doleira Nelma Kodama, condenada por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ela é ligada ao doleiro Alberto Youssef e, em depoimento à CPI em Curitiba, onde está presa, denunciou outros doleiros.
O depoimento dela fez a CPI se voltar para a atuação do mercado financeiro e a fiscalização do Banco Central sobre as casas de câmbio.
Segundo investigações da Lava Jato, os doleiros mandavam dinheiro para o exterior por meio de operações fictícias, dinheiro que era usado depois para pagamento de propina.
Nesta terça, a CPI vai ouvir duas pessoas mencionadas
pela doleira: Fernando Heller, diretor da corretora TOV, uma das maiores do país, e José Aparecido Eiras, gerente do Banco do Brasil acusado por ela de ligação com outro doleiro, Raul Sour.
Também será ouvido Paulo Cézar Amaro Aquino, ex-diretor da Petroquisa, a empresa petroquímica da Petrobras.
O empresário Auro Gorentzvaig, ex-acionista da Petroquímica Triunfo, acusou a Petrobras de expropriar a empresa para beneficiar a Braskem, do grupo Odebrecht. Ele também afirmou que a Odebrecht foi beneficiada pela Petrobras em outra operação. Segundo ele, a estatal teria comprado a petroquímica Suzano por mais de 4 bilhões de reais para depois vender a empresa para a Braskem por 2 bilhões e meio de reais.
É o que explica o deputado Altineu Cortes, do PR do Rio de Janeiro, autor dos requerimentos de convocação.
"Tem à ver com o que aconteceu com a petroquímica Triunfo, lá no Rio Grande do Sul, o que aconteceu com a compra da petroquímica Suzano, um verdadeiro absurdo. O valor da Suzano na Bolsa de Valores era 1 bilhão e 200 milhões de reais e a Petrobras pagou 4 bilhões e 100 milhões de reais. É um escândalo maior que o de Pasadena e ele vai nos esclarecer esses assuntos."
Na quinta-feira, a CPI vai ouvir outras três pessoas mencionadas pela doleira Nelma Kodama: Luccas Pace Júnior, que era uma espécie de braço direito dela nas operações de câmbio ilegal; Maria Lúcia Ramires Cardena, acusada de lavagem de dinheiro junto com o doleiro Raul Sour; e Marco Stefano, diretor da corretora TOV.
A CPI convocou também o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, para falar sobre a regulamentação e a fiscalização das operações de câmbio.
Reportagem — Antonio Vital


Fonte:  Radio Agencia