terça-feira, 16 de junho de 2015

Reforma política deve ter votação concluída nesta terça

Votação na Câmara depende da não convocação de sessão do Congresso, que reúne deputados e senadores.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou, nesta segunda-feira, que a votação do primeiro turno da reforma política será concluída nesta terça-feira, se não for convocada sessão do Congresso, que reúne deputados e senadores.
"O programa é esse. Agora tenho que terminar. Eu não posso perder o embalo da reforma política, se não vou perder o timing porque semana que vem é São João e aí na outra semana não teria tempo de votar o segundo turno, antes do recesso. Para que eu possa concluir o segundo antes do recesso, eu preciso terminar esta semana."
Ainda está incluída na pauta da semana, a Medida Provisória 670, que concede reajuste escalonado das bases de cálculo da tabela progressiva do
Imposto de Renda. Se for pela vontade de Eduardo Cunha, o projeto dobre a desoneração da folha de pagamentos também será apreciado.
"Acho que essa medida provisória vota. Espero que chegue ao projeto de desoneração. Eu prefiro votar logo. Eu não quero evitar de votar não. Eu quero votar logo. Não votei semana passada, ou melhor, não pus para votar, porque eu não voto, eu não pus para votar porque o governo não quis. Essa é que é a verdade."
O projeto aumenta as alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas de 56 setores da economia com desoneração da folha de pagamentos. O relator, Leonardo Picciani (PMDB/RJ) propõe um aumento escalonado das alíquotas.
O governo quer reverter a renúncia fiscal e economizar cerca de R$ 12,5 bilhões. Entretanto, o PMDB pretende deixar de fora do aumento imediato de alíquotas os setores de comunicações, transportes, call centers e itens da cesta básica. Como o projeto é o terceiro em pauta com urgência constitucional vencida, para apressar sua votação, o governo teria de retirar o pedido de urgência de dois projetos do pacote anticorrupção (PLs 2902/11 e 5586/05).
Na próxima semana, quando é esperado um número maior de ausências em Plenário, por conta das festas juninas, Eduardo Cunha disse que pretende seguir com as votações.
"Eu vou botar alguma coisa para votar em São João também. Eu vou botar uma pauta leve na terça-feria, aquela pauta de recursos, que vai ter pouca gente aqui, não vai ter ninguém do Nordeste. Mas quarta à noite e quinta eu pretendo botar pauta. A quinta quinta-feira vai ser um dia que vai ter que compensar o atraso da semana toda. Não é semana de feriado, não."
Vale lembrar que a proposta da reforma política está sendo votada por temas. Estão pendentes os tópicos fidelidade partidária, cotas para mulheres nas eleições, data de posse de prefeitos e vereadores, federação partidária e projetos de iniciativa popular. Para ser aprovado, cada ponto do texto precisa do voto favorável de, no mínimo, 308 deputados.
Já a MP 670, que reajusta a tabela do Imposto de Renda prevê índices de correção que variam de 4,5%, para a faixa de renda mais alta, a 6,5%, para a faixa de renda mais baixa (isenta). Conforme o texto, a renda mensal máxima para isenção passa a ser de R$ 1.903,98.
Reportagem — Idhelene Macedo



Fonte: Radio Agencia