quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Reforma política e CPI da Petrobras são prioridades do PMDB, diz novo líder

Com papel de destaque na Comissão Especial da Reforma Política e a na CPI da Petrobras, legenda busca exercer novo protagonismo no cenário político.
O novo líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani, do Rio de Janeiro, reafirmou como prioridades do partido em 2015 a reforma política e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Com a relatoria da Comissão Especial da Reforma Política e a presidência ou a relatoria da CPI da Petrobras, ainda não instalada, a legenda busca exercer um novo protagonismo no cenário político.
Em relação às investigações da CPI da Petrobras, o líder disse que ainda não está decidido que cargo o partido ocupará na comissão, se a presidência ou se a relatoria. Existe a possibilidade de o deputado Lucio Vieira Lima, da Bahia, que foi derrotado por um voto na disputa da liderança do PMDB, ser indicado para o cargo da CPI.
Esse foi um acordo prévio feito pelo presidente da
Câmara, Eduardo Cunha, a fim de contemplar quem perdesse a disputa, como explica Cunha:
"É uma forma de a gente atender o conjunto da bancada como um todo."
Leonardo Picciani, por sua vez, avaliou que Lucio Vieira Lima tem todas as qualificações para estar à frente da CPI. O líder disse que a postura do PMDB na CPI será a de investigação total:
"A postura de todos os deputados do PMDB será de investigação total, investigar tudo o que houver para ser investigado, sem limite, não há restrição. Nosso objetivo é que a CPI esclareça os fatos e denúncias que existem, contribua nesse esclarecimento e ajude a resgatar a credibilidade da Petrobras."
Ainda segundo Picciani, o partido continua na base do governo, até por fazer parte dele, já que Michel Temer é vice-presidente:
"Sem dúvida nenhuma, o PMDB é base e quer colaborar com a governabilidade. Agora, o PMDB expõe suas opiniões, mesmo que em determinados momentos, em determinados temas, elas sejam divergentes."
Uma primeira reunião da bancada sob a liderança de Leonardo Picciani foi marcada para o dia 24 de fevereiro.
Reportagem – Noéli Nobre

Fonte: Câmara Notícias