quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Projeto determina realização de debates entre candidatos dentro da propaganda eleitoral

Autora justifica, apontando que os debates podem ajudar mais o eleitor do que a simples propaganda.
Debates entre candidatos durante o horário de propaganda eleitoral é tema de uma das propostas que deve ser analisada pela Comissão Especial da Reforma Política. A deputada Carmen Zanotto, do PPS de Santa Catarina, é autora de projeto de lei (PL 215 de 2015) que determina que sejam realizados debates entre candidatos ao Executivo durante o espaço de propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão, em nível municipal, estadual e federal.
A propaganda eleitoral gratuita nas rádios e tevês foi instituída na Lei Eleitoral (Lei nº 9.504), de 1997, e o conteúdo é transmitido simultaneamente em todas as emissoras. Todos os candidatos têm um tempo proporcional
ao tamanho da coligação para apresentarem seus projetos de governo.
A autora justifica que os debates ajudam melhor o eleitor a fazer uma boa escolha se comparados às publicidades eleitorais. Carmen Zanotto acrescenta que, por mais que sejam importantes, a democracia não pode depender apenas dos debates promovidos pelas emissoras.
"A realização do debate vai permitir que o candidato se apresente sem uma estrutura, mas sim colocando exatamente o que ele pensa e o que ele quer realizar em seu programa de governo, e o contraditório com os demais candidatos.(...) O que nós vimos hoje no horário eleitoral é uma superprodução que muitas vezes não traz clareza dos programas."
O texto define que os programas devem ter duração de até duas horas e meia e devem ter início até às nove da noite. Um debate deverá ser feito a trinta dias da eleição e um segundo, cinco dias antes da votação do primeiro turno. As normas para o debate serão as estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
Outro objetivo do projeto é garantir que haja espaço para debates também entre os candidatos a governadores e prefeitos. Quem define as datas é a Justiça Eleitoral.
"É importante até o encontro dos candidatos que estão disputando as eleições dos executivos. E isso vai fazer com que as pessoas possam ter efetivamente uma opinião formada sobre cada candidato. O que acontece muito hoje nas reuniões e nos comícios é que vão as pessoas que tem afinidades com o candidato A e o candidato B e muitas vezes a pessoa não tem a oportunidade de conhecer as propostas dos demais candidatos".
Texto de igual teor já havia sido proposto pela ex-deputada Rosane Ferreira (PL 4232/2012) em 2012 e foi aproveitado pela deputada Carmen Zanotto nessa legislatura. A matéria ainda aguarda ser despachada pelo presidente da Câmara e deverá ser analisada pela Comissão Especial da Reforma Política.
Reportagem — Emily Almeida


Fonte: Radio Câmara