quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Proposta que criminaliza "caixa dois" deve ser debatido em comissão especial

Atualmente, o uso do dinheiro não declarado em campanha é delito apenas na legislação eleitoral e precisa ser denunciado até 15 dias depois da diplomação.
As doações feitas ou recebidas em campanhas eleitorais que não forem declaradas, o famoso "caixa dois", poderão ser tipificadas como crime e punidas com pena de reclusão de quatro a oito anos. Isto é o que prevê o projeto de lei (PL 316/15) do deputado Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro. O financiamento das campanhas será um dos temas prioritários na comissão especial que discutirá a reforma política.
Atualmente, usar dinheiro não declarado em campanhas eleitorais está previsto como delito apenas na legislação eleitoral, com punições que variam entre um e três anos e a rejeição das contas. No entanto, a prática precisa ser denunciada até 15 dias depois da diplomação do eleito. Chico Alencar explica quais seriam as principais alterações
na legislação atual.
"O caixa dois virará crime, não uma irregularidade, uma contravenção, um ilícito eleitoral como é hoje. Ele se torna crime, passível de punições rigorosas e com efeitos muito fortes sobre partidos e candidaturas que o praticarem. Creio que é um passo importante no sentido de banir de vez essa prática nefasta que tira o principal da democracia que é a igualdade entre todos os concorrentes."
O deputado afirma que as punições para quem praticar o "caixa dois" podem chegar até à suspensão do funcionamento do partido e acredita que se a Justiça Eleitoral ampliar sua equipe de trabalho, a fiscalização da prestação de contas dos candidatos poderá ser mais eficaz.
"Nós vamos fazendo a gradação de detenção até a perda de mandato originário da prática de "caixa dois" e suspensão do funcionamento do próprio partido, dependendo da dimensão desse "caixa dois". Uma legislação mais objetiva, mais direta, ela facilita essa fiscalização [das contas dos candidatos e partidos] e nós acreditamos que hoje a Justiça Eleitoral é muito falha, não por negligência, mas por insuficiência de pessoal."
Chico Alencar explica que todos os projetos que possuem relação com o sistema político devem ser debatidos na comissão que discutirá a reforma política. Em 2011, a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção fez um levantamento das proposições que estavam tramitando no Congresso Nacional e foram encontradas 355 na Câmara e 173 no Senado. Segundo o deputado, o Psol está recolhendo assinaturas para a reinstalação dessa frente parlamentar.
Reportagem — Lucas Ludgero


Fonte: Radio Câmara