quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Deputados pedem que governo abra canal de negociação com caminhoneiros

Entre outros pontos, caminhoneiros pedem aumento do preço do frete pago pelas empresas que comercializam grãos e redução do preço do diesel.
Deputados se reuniram nesta terça-feira (24) com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para pedir que o governo abra um canal de negociação com os transportadores de cargas dos estados do Sul e Centro-Oeste, em greve desde a semana passada.

Com a paralisação dos caminhoneiros houve relatos, nos últimos dois dias, de desabastecimento de gêneros alimentícios e de combustíveis

em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

Os caminhoneiros possuem uma pauta de reivindicação que inclui, entre outros pontos, aumento do preço do frete pago pelas empresas que comercializam grãos (as chamadas tradings), redução do preço do óleo diesel e ampliação do prazo de quitação dos financiamentos tomados junto ao BNDES para renovação da frota de caminhões.

O deputado Ságuas Moraes, do PT do Mato Grosso, que participou da reunião com o ministro Miguel Rossetto, disse que o governo pode negociar algumas das exigências dos caminhoneiros.

O governo não tem como intervir muito fortemente em algumas situações. Mas, por exemplo, negociar com as grandes tradings tradicionais para que elas possam entender que possam aumentar o valor do frete é uma delas. Sancionar a lei dos caminheiros que vai criar algumas vantagens para o setor de transporte. Enfim, tem que dialogar com eles para descobrir qual a melhor possibilidade.

O ministro Miguel Rossetto afirmou aos deputados que o governo está aberto para conversar com os caminhoneiros, mas precisa saber quem são os interlocutores pelo lado dos grevistas. O setor é fragmentado, com caminhoneiros trabalhando em cooperativas, empresas e de forma autônoma. Isso dificulta a identificação dos líderes do movimento, que responderiam pelas negociações. A situação é reconhecida por Ságuas Moares.
São vários movimentos sem uma liderança nacional coordenando esse movimento dos caminhoneiros que reclamam por conta do aumento do combustível.

Apesar da dificuldade, o deputado Ságuas Moraes acredita que a negociação com o governo pode contribuir para o fim do movimento grevista.

O protesto dos caminhoneiros teve início no Mato Grosso na semana anterior ao carnaval, e se espalhou pelos outros estados produtores do Centro-Oeste e Sul na semana passada. Os transportadores alegam que o reajuste do óleo diesel, em vigor desde o início deste mês, elevou os custos do segmento, sem que tenha havido compensação com o aumento do valor dos fretes.

Com o início dos protestos, outras reivindicações foram incorporadas pelos transportadores.
Reportagem — Janary Júnior


Fonte: Radio Câmara