quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Câmara aprova jornada de caminhoneiro em até 12 horas diárias

Há dois anos o Congresso estabeleceu o limite de 8 horas; deputados afirmam que ampliaram jornada porque a medida não estava sendo cumprida.
O plenário rejeitou nesta quarta-feira emenda que tentava manter em 8 horas a jornada de trabalho máxima dos caminhoneiros. A jornada poderá chegar a 12 horas de trabalho.
O deputado Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina, explicou que esse foi o acordo feito com a participação de todas as centrais sindicais e sindicatos que representam os caminhoneiros:
"Você possa fazer 12 horas de trabalho de volante e 12 horas de
repouso, assim distribuídos: o máximo de 5 horas e meia ininterruptas de volante e, ao invés de 11 horas à noite de descanso ininterrupto, oito horas"
A deputada Jô Moraes, do PCdoB de Minas Gerais, defendeu as oito horas:
"Nós temos que compreender que é impossível que um trabalhador conduza um ônibus nas estradas, inclusive com as dificuldades que nós temos hoje, por 12 horas."
O relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), disse que apenas quando houver acordo com o sindicato o horário poderá ser estendido além de 10 horas.
Há dois anos o limite de 8 horas foi estabelecido pelo Congresso, mas os deputados explicaram que a medida não estava sendo cumprida e ampliaram a jornada novamente.
O texto-base do projeto foi aprovado em julho do ano passado e ampliou a direção ininterrupta de 4 para 5 horas e meia. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
Reportagem — Sílvia Mugnatto

Reportagem — Sílvia Mugnatto

 

Fonte: Câmara Notícias