quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

GDF adia início do ano letivo na rede pública para 23 de fevereiro

As aulas deveriam começar em 9 de fevereiro, mas a Secretaria de Educação identificou a necessidade de reformas nas escolas

O início do ano letivo na rede pública de ensino do Distrito Federal foi adiado para 23 de fevereiro, logo após o carnaval. As aulas deveriam começar em 9 de fevereiro, mas o calendário foi alterado após reunião dos secretários de Educação, Júlio Gregório, e de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, com o Sindicato dos Professores (Sinpro), no Palácio do Buriti. Apesar da crise vivida pelo GDF, o chefe da pasta da Educação garantiu que a mudança não se deve ao atraso dos salários, mas sim às condições físicas das escolas. 

Segundo Gregório para que as aulas comecem será necessário adquirir mobília, fazer reformas e repor insumos. “Faremos as mudanças com os recursos do PDAF (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira). Foram liberados entre R$ 10 milhões a R$ 11 milhões o que será suficiente para essa primeira etapa”, afirmou o secretário.


A alteração será concretizada somente no primeiro semestre letivo. Para conseguir concluir a quantidade de horas/aula previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as férias do meio do ano deverão ser reduzidasde três para duas semanas. Segundo a LDB, o ano escolar deve ter 800 horas/aula e 200 dias letivos.

O Sinpro não concordou com as mudanças. De acordo com a diretora da entidade Rosilene Corrêa, não houve discussão da proposta. "Foi uma decisão unilateral do governo. A reunião foi apenas para nos notificar, mas ninguém nos consultou previamente. O antigo calendário tinha sido amplamente debatido", afirmou. Com a mudança, os professores só retornam às instituições em 19 de fevereiro. No antigo calendário, eles iniciariam as atividades no dia 4. 


Fonte: Correio Braziliense