sexta-feira, 30 de maio de 2014

Comissão analisa emendas a regras para direitos de domésticas e punição a trabalho escravo

A Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação da Constituição reúne-se na terça-feira (3), às 14h, para exame de emendas apresentadas em Plenário ao projeto de lei que regulamenta o trabalho doméstico (PLS 224/2013) e ao que define critérios para a expropriação das propriedades rurais e urbanas em que se verifique trabalho escravo (PLS 432/2013).
O PLS 224/2013, que tramita há quase um ano, regulamento direitos trabalhistas garantidos aos empregados domésticos pela Emenda Constitucional 72, promulgada em 2 de abril de 2013. Sem a regulamentação, ficam em aberto pontos relativos à jornada de trabalho e ao pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo.
Na Câmara dos Deputados, foram apresentadas 50 emendas ao
projeto, a serem apreciadas pela comissão mista. O parecer da comissão seguirá para votação no Plenário da Câmara.
Trabalho Escravo
Já o PLS 432/2013 estabelece regras específicas para a possibilidade de expropriação de imóveis rurais ou urbanos prevista na PEC do Trabalho Escravo, que será promulgada como a Emenda Constitucional 81, na próxima quinta-feira (5). Enquanto não for aprovada a regulamentação, a emenda não terá aplicação efetiva.
O texto inicial do projeto diferencia o mero descumprimento da legislação trabalhista do trabalho escravo. Também estabelece que a ação expropriatória observará a legislação processual civil e a necessidade de trânsito em julgado de sentença penal condenatória contra o proprietário.
O projeto recebeu 55 emendas, que serão examinadas pela comissão, para posterior decisão no Plenário. O projeto ainda terá de passar pela Câmara dos Deputados.



Fonte: Agência Senado