segunda-feira, 24 de março de 2014

Recadastramento Biométrico: Prazo está acabando

Os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico devem procurar qualquer unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) munidos de documento oficial e comprovante de residência até o dia 31 de março. ...

Há uma semana para acabar o prazo do recadastramento biométrico, 17,20% dos eleitores brasilienses ainda não foram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) fazer a atualização de seus dados. Para realizar a biometria, basta levar um documento de identificação e um comprovante de residência a uma unidade de atendimento – cartório, posto ou posto avançado eleitoral – e retirar uma senha por ordem de chegada. O prazo final para o recadastramento é dia 31 de março. Os eleitores devem apresentar o título eleitoral antigo, se tiver, e, obrigatoriamente, um documento de identificação
e um comprovante de domicílio, todos originais. Os documentos comprobatórios de domicílio deverão, obrigatoriamente, ter sido emitidos ou expedidos no período compreendido entre os 12 e três meses anteriores ao comparecimento do eleitor à revisão.

Até o início do mês (7), era possível agendar pela internet o dia e horário para realizar o recadastramento biométrico. Agora, todos os atendimentos são realizados por ordem de chegada. Para atender os eleitores que ainda não realizaram a biometria, o presidente do TRE-DF, desembargador Mario Machado, determinou a abertura das diversas unidades de atendimento nos dias 22, 23, 29 e 30 de março.

Nos dias 22 e 23, o horário de atendimento será das 8h às 14h. À exceção do posto de atendimento avançado do shopping Pátio Brasil, que funcionará no dia 22 das 10 às 14h e, no dia 23, não funcionará. O posto será fechado, em definitivo, no dia 28. Nos dias 29 e 30, as unidades também atenderão em horário estendido, das 8h às 14h. No dia 31, quando finda o prazo para a realização da biometria no DF, haverá expediente das 8h até as 18h em todas as unidades de atendimento.

A abertura das unidades do TRE-DF nos finais de semana trata-se da mais recente iniciativa do órgão. O objetivo é dar o mais amplo acesso aos eleitores do DF que ainda precisam realizar a biometria. Isso porque, além do cancelamento do título de eleitor e de não poderem exercer o direito de voto, aqueles que não realizarem o procedimento até 31 de março de 2014 terão de pagar multa e, dentre outras medidas restritivas, não poderão tirar passaporte, nem assumir cargo público e nem requerer aposentadoria enquanto estiverem em dívida com a Justiça Eleitoral.

Até terça-feira (18), um total de 1.497.137 eleitores haviam realizado o recadastramento. O número significa que um total de 82,80% dos eleitores, de um universo de 1.808.054 pessoas sujeitas à atualização de dados, compareceram às unidades de atendimento, assegurando, assim, que, nas próximas eleições, seja utilizado no Distrito Federal o sistema de identificação biométrica. Ao todo, somando-se eleitores recadastrados, transferidos (111.986) e alistados (95.927), o TRE-DF atingiu a marca de 1.709.692 atendimentos. Segundo informações do Tribunal, as zonas eleitorais com maior porcentagem de eleitores faltosos ao recadadastramento são as da Asa Sul, Ceilândia, Asa Norte e Gama.

Primeiro voto

Nada menos que 97.539 pessoas passaram a compor o cadastro da Justiça Eleitoral desde o dia 25 de fevereiro do ano passado, quando o TRE-DF deu início ao seu recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos. Mas um dado significativo desponta nesse universo: mais da metade dos novos eleitores têm entre 16 e 18 anos, sendo mais de 56 mil.

O local que mais recebeu pessoas interessados em votar pela primeira vez foi na Central de Atendimento da Justiça Eleitoral em Ceilândia. Ao todo, 6.860 novos eleitores passaram por aquela unidade de atendimento até o mês passado. A sexta zona eleitoral, em Planaltina, ocupa a segunda colocação: 6.136 eleitores. Com 5.620 novos alistamentos, o terceiro lugar pertence à 13ª zona eleitoral, em Samambaia.

Transferências de títulos para o DF

Além dos mais de 97 mil novos eleitores e dos já cadastrados no DF, mais 115.016 títulos também passaram a compor o cadastro eleitoral. Trata-se da maior quantidade de transferências recebidas pela Justiça Eleitoral do DF dentro do período de um ano. Até então, a maior marca pertencia ao espaço compreendido entre 25 de fevereiro de 2002 a 25 de fevereiro de 2003, ocasião em que 93.588 eleitores migraram seus títulos para a capital.

Em relação aos estados com maior índice de transferências, Goiás é líder absoluto. De lá, saíram 25.675 eleitores para escolher seus representantes no DF. Em seguida, Minas Gerais, com 11.313, e Maranhão, com 10.311. O estado que menos migrou para o DF foi o Acre, com apenas 192 eleitores.



Fonte: Jurana Lopes – Blog do Callado