domingo, 23 de março de 2014

Entrevista: Maria de Lourdes Abadia (PSDB)

"Hoje, eu sou uma tucana triste. Toda hora tem um incêndio para apagar, um ofende o outro"... "O PSDB já está enfraquecido pela falta de união, de compromisso com a cidade"... "Perde Brasília, perde a democracia, perde o Aécio"



Como a senhora tem participado do debate para a escolha do candidato do PSDB ao governo?

Não tenho participado de nenhuma forma. Meu compromisso é com a campanha do Aécio e, para isso, estou mobilizando o meu grupo. Tive muitas decepções no meu partido. Já sofri muita mágoa e eu não consigo ser uma pessoa pragmática e racional, só faço as coisas com muita emoção. ...

Qual a sua análise sobre a dura briga entre os três pré-candidatos tucanos ao governo?
Isso enfraquece o partido. Espero que tenham bom senso e sabedoria para formar o melhor palanque para o Aécio. O PSDB já está enfraquecido pela falta de união, de compromisso com a cidade. Muitas pessoas importantes, como o Sigmaringa, saíram do partido. As pessoas têm se decepcionado por causa dessa história de conflito do grupo A com o grupo B. 

Como pacificar o partido?
O Eduardo Jorge (presidente regional) tem tentado muito fazer essa harmonização. Mas, agora, o Aécio teve que nomear uma comissão para
ajudar aqui. Perde Brasília, perde a democracia, perde o Aécio.O que está acontecendo é muito ruim. Hoje, eu sou uma tucana triste. Toda hora tem um incêndio para apagar, um ofende o outro.  Nós éramos um partido tão animado, tão importante. Tínhamos força e união. 

A senhora apoia algum dos três pré-candidatos?
Vou apoiar a pessoa que o Aécio achar melhor. Minha ligação é com ele, que é um grande amigo. Não tenho voto dentro da executiva, não decido nada. Estou esperando para ver o que acontece, mas, depois disso, é claro que vou ajudar o partido. Paralelamente a isso, estou fazendo um trabalho com jovens e mulheres, nas universidades e no Entorno, para conseguir uma mobilização em torno da campanha do Aécio.

A senhora, que já  foi uma grande aliada de Roriz, participou, de alguma forma, da montagem da chapa que vai reunir Arruda e Liliane Roriz?
Eles já tomaram a decisão deles, estão com a chapa pronta. Até conversei com o governador Roriz algumas vezes, ele me chamou para participar de uma reunião. Mas acho, que neste momento, a conversa tem que ser com a executiva dos partidos. Eu gosto do Roriz, não tenho nada contra ele. Tive carta branca como vice-governadora, nos problemas sociais, nunca tivemos problema. Acho que o importante é vencer o governo que temos hoje. Acho triste o que está acontecendo, Brasília está decepcionada com a falta de segurança, saúde e educação. 
Fonte: ANA MARIA CAMPOS, HELENA MADER - Eixo Capital Correio Braziliense