terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Três perguntas cruciais ao secretário de Segurança, Sandro Avelar

Mas será que a população entendeu as respostas?

Em entrevista ao Correio Braziliense, três perguntas foram feitas pelo repórter ao Secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, relacionadas ao assassinato do Brigadeiro reformado da Aeronáutica quando chegava em casa, João Carlos Franco de Souza. As respostas não disseram nada com nada e, sem perceber, acabou confirmando que "os números que medem a produtividade policial caíram nos último tempos". Porquê será? Vamos às perguntas e respostas:

CB - Um pai de família foi assassinado ao chegar em casa ontem, e os criminosos fugiram. As policiais estão empenhadas em localizá-los?
Sandro Avelar -
 O nosso índice de solução de crime é muito elevado e vamos trabalhar para fazer a prisão dos autores  o mais rápido possível. Isso vai acontecer
como em vários outros crimes? ...

CB - A população tem reclamado de falta de policiamento ostensivo nas ruas. O que aconteceu?
Sandro Avelar -
 Estamos preocupados porque os números que medem a produtividade policial caíram nos último tempos, como a apreensão de arma de fogo e o tráfico de entorpecentes. A quantidade de abordagens também caiu. É algo que, realmente a gente tem de trabalhar para poder retornar os índices elevados de antes.
 
CB - O senhor admite existência de uma Operação Tartaruga por parte da Polícia Militar?
Sandro Avelar -
 Como disse, estamos preocupados com a produtividade policial, que caiu. A gente tem que observar o que está acontecendo. Eu e o comandante da PM temos conversado muito e vamos retomar essa conversa para fazer uma organização de planejamento operacional a fim de manter os números de antes. Cada região administrativa tem um comando, e o comandante identifica as regiões que estão tendo resultado abaixo do esperado para dar a ela a atenção de acordo com necessidade.

Está mais do que claro, que o nobre Secretário não está se empenhando em acompanhar a situação da segurança pública de nossa capital de perto como a população deseja. Afirmar que não sabe porque os índices de produtividade caíram é chover no molhado. Evidente que os números apresentados pelo governo estão completamente fora das verdades práticas do dia-a-dia de nossa cidade, a julgar pelas manchetes dos jornais e da mídia televisiva que têm divulgado dia após dia os altos índices de criminalidade.

O que o governo precisa fazer é atender aquilo que se propôs a fazer em prol das classes policiais, sejam elas civis ou militares. Precisa trazer a motivação novamente aos nossos policiais. Prometeu, não cumpriu, e a sociedade não está mais refém de números maculados, já entendeu isso. Todos estão inseguros, com medo, com receio até mesmo de ir a uma pizzaria comemorar seu aniversário. Isso sem falarmos da saúde pública, onde gestantes aguardam até 10 horas para atendimento. E pior, não é só o pobre cidadão que está na linha da violência, já está chegando à elite da capital federal.

É, pelo visto o "Novo Caminho" perdeu o rumo. Talvez com uma boa reformulação, quem sabe a "segurança" venha a ser novamente elogiada pela população de Brasília.



Fonte: Blog do Ten Poliglota com informações do Correio Braziliense - 07/01/2014