quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Prédio da CLDF tem problemas graves em suas instalações

(Foto: Reprodução/TV Globo)
O desperdício e a má gestão dos recursos públicos estão retratados no prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A obra, que custou aos cofres públicos R$ 120 milhões, e foi inaugurada em 2010. Porém, o que era para ser um exemplo de edificação vem mostrando o descaso e o abandono por parte dos gestores públicos.

Para ser ter uma ideia, basta uma simples caminhada pelos andares da CLDF para perceber que a obra apresenta graves falhas. E o problema mais visível está no piso do órgão. Ao andar pelo local, as placas do piso flutuante balançam, dando impressão que a
pessoa vai cair. Em algumas situações, é possível até colocar uma caneta esferográfica, entre um bloco e outro.

Não há quem trafegue pelo local que não perceba a irregularidade, que para muitos, acaba causando indignação. Um funcionário do órgão, que não quis se identificar está revoltado com toda essa situação, principalmente sabendo que para a construção do novo prédio da CLDF o governo gastou três vezes mais o valor o inicial da obra, que era estava orçada inicialmente em R$42 milhões.
“É uma tremenda vergonha uma coisa dessas, foi muito dinheiro gasto nessa obra, para já está assim”, declara o servidor indignado.

Reclamações: E as irregularidades não param por aí. Em vários andares do órgão, é possível perceber ainda placas do forro do teto soltas, podendo causar algum acidente. Assim como os elevadores do órgão, que chega a ser comparado por alguns servidores com os elevadores da Rodoviária do Plano Piloto, pois sempre estão com problemas. Na última semana, a reportagem do jornal Guardian Notícias flagrou a deputada distrital Arlete Sampaio (PT) reclamando dos elevadores. “Esses elevadores não funcionam direito é um saco”, frisou a distrital, apertando todos os botões enquanto aguardava a chegada de um elevador.

Memória: O fato mais grave ocorreu no ano de 2010, quando um dos elevadores do órgão chegou despencar do 5º andar, causando graves ferimentos a duas servidoras. O episódio fez com que o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas (Sindical-DF) ameaçasse paralisação da categoria por falta de condições de trabalho.

Ao Guardian Notícias, o secretario geral da CLDF, Joan Martins, informou que o problema do piso se dá por falta de manutenção, no entanto, no último mês de julho, a Mesa Diretoria contratou uma empresa, que fará toda a manutenção no piso da Casa. Com relação ao elevador que está sem funcionar, Martins informou ainda que está sendo trocado uma peça na engrenagem do parelho e logo estará funcionando normalmente. 


Por Jean Marcio Soares


Fonte: Guardian Noticias