quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Transporte: Nova frota apresenta velhos problemas

Ônibus da nova frota deixa usuários na mão no Paranoá. (Foto: Walter Aragão)

O descontentamento com o transporte público na Capital Federal parece que ainda não teve fim. Após a denúncia de um morador do Paranoá, a redação foi atrás e verificou de fato, quais os problemas que ainda rodeiam o veículo coletivo para a população brasiliense. Um dos transtornos mais comentados entre os cidadãos de Brasília, é que em menos de um mês, a nova frota que já circula nas ruas de Itapoã e Paranoá (leia aqui), já estão quebrando e trazendo indignação as pessoas adeptas ao coletivo.


O morador da cidade, Walter Araújo, explica que não acreditou quando percebeu que o ônibus que pegou, iria quebrar tão cedo. Ele conta que o coletivo da linha 759.1, nem chegou a sair do Paranoá. Quando se deu conta, o veiculo quebrou de vez na altura da quadra 9 do Paranoá, com cerca de 20 passageiros que tinham horário a cumprir e
que se atrasaram para chegarem em casa. “Eu pedi para o motorista ligar para o terminal do Paranoá solicitando outro carro e o fiscal simplesmente disse que não iria liberar outro carro”, ressalta.

Espera: Ao todo foram cerca de 45 minutos de espera sem nenhuma previsão de quando o conserto do veículo ficaria pronto. “A maioria das pessoas desistiram e pegaram carros da linha 764, mas eu fiquei até o fim para ver quanto tempo demoraria. Os problemas não eram os ônibus velhos? É muito mais grave do que se imagina. O problema é a viação Pioneira. Eu já vi quatro veículos novos dessa empresa quebrados, sem falar que todos já estão fazendo um barulho de parafusos e vidros se soltando”, diz o morador.

“Quando a Pioneira venceu a licitação para a Bacia 2, que engloba o Paranoá, eu já comecei a pensar nos problemas que teríamos com a manutenção dos ônibus, coisa que parece não existir na referida empresa” conclui Walter.

Desconhecimento: Procurado pelo Guardian Notícias, o DFTrans informou por meio de sua assessoria de imprensa, que não há registro de quebra dos novos ônibus por parte da Viação Pioneira. O órgão destaca, também que fiscaliza diariamente a tabela horária e o itinerário especificados pelo DFTrans.

Passado: Os transtornos começaram desde cedo. No último dia 28 de junho, quando foi a inauguração da nova frota feita pelo o Governador Agnelo Queiroz (leia aqui), os novos equipamentos do transporte público já não aparentavam estar muito bons. Logo na primeira viagem, um doa veículos começou a passar por sérios problemas, vindo a quebrar, para a infelicidade dos brasilienses, que começaram achar boa a ideia de trafegar por Brasília de veículos novos. Na época, o DFTrans foi questionado sobre os defeitos que poderiam ter ocasionado a quebra, mas o órgão não se manifestou.
.

Por Nayara Ribeiro


Fonte: Guardian Noticias