sábado, 20 de julho de 2013

De Olho no Senado: Sem apoio do PT e com a Rede de olho, Chico Leite é mais um na disputa


Dando seguimento a nossa série de reportagens, De Olho no Senado, hoje iremos falar sobre o petista Chico Leite. Após uma análise sobre deputado distrital Olair Francisco (leia aqui), que também sonha com uma cadeira no Senado, o Guardian Notícias procurou fragmentos que confirme a posição de Leite, disputar uma cadeira no Senado Federal nas próximas eleições. Desde o primeiro dia de primeiro dia de mandato, Chico já declarava aos quatro cantos da que no futuro lutaria para se tornar senador. 

Mas apesar de ter sido o campeão de votos nas últimas eleições de 2010 (Chico obteve quase 37 mil votos), esse fator não sensibilizou o PT-DF. A legenda tem namoro duplo com os deputados federais José Reguffe (PDT) e Geraldo Magela, que é
secretário de Habitação do governo. Ambos podem ser o escolhido, a disputa ao que tudo indica está em pé de igualdade neste momento.
Mas isso não abala e nem muda os rumos que Chico Leite pretende tomar. O promotor de justiça confidencia a pessoas mais próximas que está determinado seguir em frente e que não se vê disputando outro cargo. A “guerra fria” entre PT e o parlamentar é mais que público. Muitas versões acompanham essa história.
Rede: Quem acompanha esse impasse de perto é a presidenciável, Marina Silva, simpatizante do trabalho de Chico há tempos. A Rede, partido da ex-senadora, está de portas escancaradas para o parlamentar. Apesar de ainda não ter saído do papel.
Vindo do PCdoB, Chico Leite nunca foi unanimidade dentro do PT-DF, apesar de ser uma das figuras políticas mais respeitadas na sociedade e que sofre pouca rejeição. Muitos dentro do PT acham que o eleitorado de Chico é a mesmo do seu amigo Reguffe, ou seja, o seu colégio eleitoral é “elitizado”.
Histórico: O distrital Chico Leite é deputado desde 2003. Ele é promotor do Ministério Público do DF. A sua bandeira é a pauta ética. O Projeto de Lei comentado pelo parlamentar é o fim do voto secreto, que segundo ele, marcou para sempre a história do legislativo candango. Todas as votações na CLDF são feitas de forma aberta. Inclusive a de cassação de parlamentares.
Para Chico Leite, o princípio de que quem escolheu ter uma vida pública é prestar contas de todas as suas ações aos eleitores. Essa é uma das suas plataformas para ser um dos postulantes a vaga no Senado Federal.
Outros passos: Toda candidatura de esquerda sonha em ter Chico Leite em seus quadros. Marina Silva e o Psol veem no deputado o candidato ideal, a cereja do bolo. Popularmente poderiamos definir Chico Leite como “o famoso santo de casa, faz sucesso fora, mas é rechaçado dentro do seu próprio quintal”.
Para aguçar mais o sonho de Chico Leite em disputar o Senado, o deputado federal José Reguffe, que é amigo de Leite, já prometeu não disputar uma eleição majoritária contra ele, resta saber quais os rumos tomaram Chico e Reguffe até as eleições de 2014.

Fonte: Guardian Noticias