sexta-feira, 7 de junho de 2013

Operários conduzem desvio improvisado

Cruzar o Parque da Cidade nesta semana foi um desafio para os motoristas. Uma das saídas, que dá acesso ao Eixo Monumental, foi fechada para a execução de obras de recapeamento e engarrafamento se tornaram comuns nas proximidades. A forma que este bloqueio foi feita foi o que mais dificultou o trânsito na região. Os próprios operários que trabalham na obra ficaram responsáveis pelo controle da inversão de tráfego da via.

Os trabalhadores ficavam parados diante dos carros impedindo a passagem para que a pista funcionasse como mão-única em um curto trecho. Os motoristas presos no congestionamento reclamaram de como a obra estava sendo executada. “A sinalização está
muito ruim antes de chegar aqui, nem sabia desta interrupção”, diz o microempresário Lucas Porto, 35.

A Novacap, que é res ponsável pela obra, afirma que o trânsito na região tem um fluxo pequeno, e que não justificaria o envolvimento do Detran ou do Batalhão de Trânsito. Segundo a companhia os trabalhadores são treinados antes de prestar o serviço. ...

Não é o que os operários afirmam. “Viemos para cá sem saber de nada, sem treinamento nenhum”, diz Marcos Carneiro, um dos que se arriscavam para bloquear a pista. “Mais cedo teve motorista até querendo bater em nós”, desabafa.

A obra faz parte do programa Asfalto Novo, que custará R$ 771 milhões e pretende trocar o asfalto de 6 mil km das vias da cidade cerca de metade da malha atual. A previsão é de que o recapeamento no Parque da Cidade esteja concluído até dezembro. A Novacap alega que 90% das obras restantes do programa serão feitas depois das 22h para evitar transtornos como este.


Fonte: Jornal Metro Brasília - 07/06/2013